TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 8 de março de 2011

Tecnológica portuguesa lidera consórcio de rede de sensores inteligentes



Usando sensores sem fios, o consórcio europeu EMMON quer que os edifícios possam reagir de forma autónoma a variações climatéricas. O projecto é liderado pela empresa tecnológica portuguesa Critical Software e pretende implementa a maior rede de sensores sem fios da Europa, contando com o co-financiamento da União Europeia.

Esta rede deverá permitir que os edifícios possam reagir a variações de temperatura, ou previsões de chuva, mas estende o seu alcance a outras áreas, como o controle de tráfego, com desvios por sinalização luminosa quando a concentração de Ozono atingir níveis perigosos. O objectivo é que algumas destas áreas deixem de depender de infra-estruturas físicas complexa e de custos elevados.

O próximo passo poderá passar pela implementação de uma rede de sensores de monitorização ambiental sem fios, de larga escala, numa cidade europeia. No futuro as potencialidades da tecnologia podem ser usadas na monitorização das estruturas dos edifícios, monitorização de data centers, bem como de pontes ou túneis, permitindo o lançamento automático de alertas no caso de degradação daquelas infra-estruturas.

Para além da Critical Software, estão envolvidas no projecto várias entidades portuguesas, entre as quais a CCDR-N (responsável pela monitorização ambiental na região norte de Portugal), Living PlanIT (responsável pela Smart City de Paredes), Living Lab Malta (Malta Smart City), Autoridade Florestal Nacional (AFN), Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA) e a Associação Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Participam ainda no projecto várias universidades, como o Instituto Superior de Engenharia do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Institutos de investigação e desenvolvimento e empresas. Em comunicado à imprensa o consórcio refere que está interessado em dialogar com outras instituições ou organizações, quer a nível nacional bem como internacional, sobretudo as que estejam interessadas em acolher o demonstrador final do EMMON e desempenhem o papel de utilizadores finais da tecnologia e da rede de monitorização de larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário