TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 12 de março de 2011

"Carnaval para D.João VI” - analisa relação entre portugueses e brasileiros


"Carnaval para D.João VI” é um documentário da RTP - televisão púiblica portuguersa -  que lança um novo olhar sobre a relação entre brasileiros e portugueses nos últimos 200 anos

Por que os portugueses conhecem tanto do Brasil diante do tão pouco que os brasileiros conhecem de Portugal? Como é o confronto diário dos portugueses que chegam hoje com o estereótipo histórico? O que significa esta “colonização cultural” recente de Portugal pelo Brasil, em novelas, música, jeitos de falar?

A partir da efeméride histórica da chegada da corte portuguesa no Brasil, o documentário “Carnaval para D.João VI” lança um novo olhar sobre a relação entre brasileiros e portugueses nos últimos 200 anos. Neste período, a presença lusa em terras brasileiras passou por varias fases mas, nos últimos anos, adquiriu características inéditas.

“Carnaval para D. João VI” retrocede ao desembarque e ao mesmo tempo vislumbra um futuro globalizado onde estereótipos históricos são ultrapassados e reinventados.

Para falar sobre esse trânsito de pessoas e idéias sobre o atlântico, a reportagem entrevistou portugueses que vivem no Brasil e brasileiros que vivem em Portugal, além de pesquisadores e pensadores da história das relações Luso-Brasileiras.

O carnaval da Mocidade Independente de Padre Miguel, cujo enredo trata do mito lusitano do Quinto Império, oferece a embalagem visual e musical ao documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário