TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ângelo de Sousa, consagrado pintor português, morre aos 73 anos



Morreu ontem à noite, no Porto, em Portugal, aos 73 anos, o artista plástico Ângelo de Sousa, cuja obra é considerada pioneira e inovadora na história da arte portuguesa do século XX. Ângelo de Sousa representou o país em várias bienais, como a de S. Paulo e de Veneza.

Com uma vida intensa dividida entre a arte - pintura e escultura -, a investigação e o desenvolvimento de técnicas inovadoras e a docência na Faculdade de Belas Artes do Porto, Ângelo de Sousa desde cedo despertou atenções. Em 1959 realizou a sua primeira exposição na extinta galeria Divulgação, ao lado do então já consagrado Almada Negreiros.

Ângelo César Cardoso de Sousa nasceu a 2 de Fevereiro de 1938, na antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, e com 17 anos foi viver para o Porto.Concluiu o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde leccionou várias disciplinas do mesmo curso e chegou a professor catedrático.

angelo de sousa

Escultura em ferro pintado, de Ângelo de Sousa, na Avenida da Boavista, 1837 (Edifício Burgo - Eduardo Souto de Moura), Porto

Integrou o grupo "Quatro Vintes", com Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues, assim denominado por todos terem concluído a licenciatura com a classificação de 20 valores. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian por várias vezes, e obteve também uma bolsa do Consulado Britânico ("The British Council Scholarship").

A arte de Ângelo de Sousa não se restringiu à pintura. Ele fez também incursões nas áreas da escultura, fotografia, cinema e gravura.

O funeral do artista realiza-se sexta-feira, às 10.45 horas, para o cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário