TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Cooperação universitária Portugal-Brasil



A Universidade de Brasília (UnB) vai estreitar os laços com a Universidade de Coimbra. Representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, o reitor da UnB José Geraldo de Sousa Junior vai proferir uma conferência  na Universidade de Coimbra sobre os rumos das universidades brasileiras na atualidade.

A palestra integra o II Colóquio de estudantes de doutoramento do Centro de Estudos Sociais. José Geraldo dividirá a mesa com Boaventura Sousa Santos, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Considerado um dos cientistas sociais portugueses com maior projeção internacional, Boaventura realiza estudos sobre  justiça e  movimentos sociais e é responsável pelo Observatório Permanente da Justiça do CES.

Nascido em Portugal, ele tem sua trajetória intelectual intimamente ligada ao Brasil. Na década de 1970, Boaventura realizou pesquisas nas favelas cariocas e estudos sobre o orçamento participativo em Porto Alegre.

A relação do pesquisador com o Brasil será ampliada com o projeto "ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo", que percorrerá o Brasi e também Bolívia, Equador, África do Sul, Índia, Portugal, França, Itália e Reino Unido. A democratização da democracia, o constitucionalismo intercultural, as outras economias e os direitos humanos serão abordados na pesquisa.

COOPERAÇÃO - A ida do reitor da UnB a Portugal fortalece também a relação dos pesquisadores brasileiros com universidades estrangeiras, um dos requisitos exigidos pelas agências de fomento para avaliar a qualidade dos programas de pós-graduação e das pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino superior do país.

Além da conferência, o reitor José Geraldo de Sousa Junior será recebido na quinta-feira, 29, pelos professores Luiza Morgado e António Gomes Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra. O grupo vai discutir um programa de atividades conjuntas. “O reitor quer fortalecer a pesquisa binacional, com foco na internacionalização dos cursos de pós-graduação”, afirma Ana Flávia Granja e Barros, diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB.

Ana Flávia explica que já existe uma boa relação entre as duas universidades. Exemplo disso é a vinda para a UnB de Fernando Seabra Santos, que exerceu o cargo de reitor em Coimbra até fevereiro de 2011. “Ele virá como professor visitante estrangeiro e trabalhará com a internacionalização”, afirmou o professor, que chegará a Brasília na primeira semana de abril, onde deverá permanecer um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário