TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Café Camões" ontem em Brasília: Vozes Femininas e Exposição de Tapeçarias

Tapete de Genaro de Carvalho (1926-1971), considerado o pioneiro da tapeçaria moderna no Brasil

O Instituto Camões- Embaixada de Portugal promoveu ontem, dia 14, no seu auditório o 4º Café Camões de 2010,subordinado ao tema "As Vozes Femininas"

Na ocasião,foi inaugurada uma Exposição de Tapeçaria das tapeceiras de Santa Maria, do Distrito Federal, vinculadas à Associação Debater e Cáritas da Capela São Francisco.

Os serões literários do "Café Camões", iniciativa do Instituto Camões em colaboração com a Universidade Católica de Brasília, agora no seu oitavo ano de existência, reúnem um público essencialmente universitário e neles têm sido regularmente apresentados escritores e poetas de expressão lusófona, procedendo-se à leitura de textos seleccionados.

O "Café Camões" tem vindo a alargar o seu âmbito às culturas de outros países com representação diplomática no Brasil interessados em participar.

A arte da tapeçaria é uma herança cultural portuguesa, que foi desenvolvida no Brasil por diversos artistas, entre os quais se destacam Genaro de Carvalho, pioneiro da tapeçaria moderna no Brasil, juntamente com o notável artista plástico Potiguar Dorian Gray e Madeleine Colaço. 

De origem francesa, Madeleine Colaço que era trineta do distinto Arquitecto Grabriel autor do projecto da "Place de La Concorde, em Paris, veio para o Brasil em 1940, acompanhando seu marido, um jornalista e escritor português, que  se viu obrigado a abandonar Portugal devido às perseguições que sofria por parte da Ditadura de Salazar. Estudou tapeçaria na Europa e na Ásia e tornou-se internacionalmente conhecida pelos  temas folclóricos, religiosos e ecológicos brasileiros das suas obras. Criou um ponto de tapeçaria catalogado na Suíça como "Ponto Brasileiro", que a própria Madeleine definiu como "um ponto com a cadência do samba".

Inspirada na arte e nas actividades de Madeleine Colaço, uma colaboradora da Associação Debater solicitou a um grupo de professores e alunos do Museu Vivo da Memória Candanga e do Espaço Cultural 508 Sul, duas escolas de arte de Brasília, o desenho de algumas telas.

Riscadas as telas, um grupo de mulheres bordou o conjunto das obras. Os grandes temas de inspiração são os padrões gráficos indígenas, a vegtação nativba do cerrado e a arquitectura de Brasília em homenagem aos 50 anos da capital.

2 comentários:

  1. AGRADEÇO A LEMBRANÇA DO NOME DE MINHA MAE MADELEINE COLAÇO MAS GOSTARIA DE RETIFCAR ALGUNS PONTOS: ELA VEIO PARA O BRASIL EM 1940 ACOMPANHANDO O MARIDO JORNALSTA E ESCRITOR QUE ESTAVA SENDO PERSEGUIDO PELA DITADURA DE SALAZAR E SUA ORIGEM ERA FRANCESA.
    SEU TRISAVO FOI O ARQUITETO GABRIEL QUE DESENHOU A PLACE DE LA CONCORDE
    JORGE COLAÇO

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor Jorge Colaço,

    Muito lhe agradecemos a correção de alguns pontos referentes a sua distinta mãe, os quais já introduzimos no texto da postagem, como pode constatar. É uma honra termos leitores como o amigo Jorge Colaço e é para nós um privilégio referenciar grandes artistas nas nossas postagens, como é o caso de Madeleine Colaço.
    Visite-nos sempre e disponha do nosso espaço que é de todos os lusófonos, em prol da divulgação e promoção das letras, artes e ciências da Lusofonia.
    Saudações cordiais
    Carlos Morais dos Santos
    Editor/Administrador do CeAL

    ResponderExcluir