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MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 23 de outubro de 2010

Universidade de São Paulo desenvolve projecto sobre obra do escritor português Eça de Queirós

 
“A Cidade e as Serras” é uma obra póstuma de Eça de Queirós, publicada em 1901, um ano após a morte do escritor português. Apesar de o romance estar praticamente pronto, a versão final ainda não tinha passado por todas as revisões que Eça costumava fazer. Em busca do perfeccionismo estilístico, o autor revia inúmeras vezes o texto e fazia alterações, até mesmo no desfecho da história.

“O romance não está totalmente referendado pelo autor. Não temos nem como saber se o final seria esse mesmo”, diz Helder Garmes, doutor em Letras e professor da Universidade de São Paulo (USP). Eça dedicava atenção especial ao desfecho de seus romances. O final vinha sempre a reforçar uma tese trabalhada no livro ou relativizá-la. “Os finais são de fato um espaço privilegiado para o autor. Este é um tanto desautorizado”, afirma o professor.
 
Desenvolvimento do conto “Civilização” (1892), o romance trata de um tema obsessivo para o autor, a discussão do que é ou não civilização. Em “A Cidade e as Serras”, a cidade é a capital francesa, Paris, e as serras são Tormes, no interior de Portugal. “Eça critica o projeto civilizatório e a falsidade da noção de que a civilização europeia seria superior ao resto do mundo”, avalia Garmes, que coordena o projecto de pesquisa “Perspectivas críticas da obra de Eça de Queirós” na USP.

No livro, a oposição entre campo e cidade trabalha os temas barbárie e civilização. Mas Eça mostra que tanto num espaço quanto no outro há exploração do trabalho, relações desiguais e exploratórias.

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