TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Domenico Condito, investigador de história e fundador da Associazione Culturale Luís de Camões, é agora o representante em Itália-Milano do Culturas e Afectos Lusófonos e as duas entidades estabeleceram uma parceria



Carlos Morais dos Santos
Editor/Administrador do CeAL






Temos a grande honra de informar os nossos mais de 24.000 leitores de vários países que foi aceite o convite que dirigimos ao  prestigiado investigador italiano de história Domenico Condito, notável estudioso da língua e cultura portuguesa e, também, fundador da ASSOCIAZONE CULTURALE LUÍS DE CAMÕES, com sede em Milano, para ser o representante para Itália do nosso BLOG-REVISTA CULTURAS E AFECTOS LUSÓFONOS, ao mesmo tempo que celebrámos entre a ACLC e o CeAL um acordo de parceria e colaboração mútua.

Trata-se de uma importante colaboração que, assim, alarga os horizontes do CeAL não só para Itália, promovendo e divulgando a Lusofonia não apenas naquele país mas abrangendo outros. Por outro lado, temos a oportunidade de levar para os nossos milhares de leitores dos países da CPLP e para vários outros, não só as publicações  (postagens) de grande qualidade assinadas por Domenico Condito, como a reprodução dos conteúdos do Blogue da ACLC e o acesso às actividades e iniciativas culturais que aquela Associação Cultural pretende levar a cabo sobre a língua portuguesa e a cultura lusófona.

É, portanto, um motivo de grande satisfação, celebrarmos o nosso primeiro aniversário com este precioso abraço com itália, através da prestimosa colaboração de Américo Condito que passou a integrar o nosso Conselho Editorial e Redatorial, e da parceria da ACLC, de que este conhecido investigador de história é fundador e dirigente.

Américo Condito, que fala e escreve corretamente a língua portuguesa, notabilizou-se nos meios culturais e científicos de Portugal ao ter levado a bom termo a sua investigação sobre o culto de São Gregório Taumaturgo, em Lisboa, na época de Filipe II. Nesta investigação colaborou com investigadores portugueses e ajudou a  desvendar o conteúdo guardado no belíssimo Relicário deste santo, magnífica obra de arte sacra pertencente ao Museu da Igreja de São Roque, em Lisboa.

Reproduzimos, a seguir um vídeo com a entrevista dada à RTP, em Lisboa, sobre o seu trabalho de investigação com aquele famoso e preciosos Relicário.         



Domenico Condito em Lisboa
lendo Pessoa para Pessoa, sentado
ao lado da escultura do Poeta no
Café "A Brasileira do Chiado"
em Lisboa





Fornecemos, a seguir, alguns dados biográficos de Domenico Condito 

Domenico Condito, nasceu em 1962 em Windsor (Canadá), para onde os seus pais, originários da Calábria, região do sul da Itália, emigraram no final dos anos cinquenta. Desde a idade de 8 anos vive em Itália. Atualmente mora em Milão, onde criou e dirige uma estrutura sócio-sanitária e residencial destinada ao acolhimento de jovens e adultos com deficiência mental, que se encontram impedidos, temporaria ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. Ao mesmo tempo está completando seus estudos universitários para se licenciar em Medicina e Cirurgia na Università degli Studi di Milano. Durante seus estudos universitários tem colaborado com a Facoltà di Psicologia clinica, produzindo várias pesquisas e publicações sobre a deficiência mental.

Desde 1989 até 1998 foi Vereador da Cultura e do Património Cultural na Câmara Municipal de Stalettì (Calábria), e realizou varios projetos para a preservação e valorização do património histórico-arqueológico daquele território.

Estudioso de história, tem realizado pesquisas e conferências sobre varios assuntos. Nesta função, colaborou com o Museu de São Roque de Lisboa no âmbito duma pesquisa histórica sobre “O culto de São Gregório Taumaturgo em Lisboa na Época de Fiipe II”. Esta colaboração, com tudo o que a envolveu, proporcionou novos desenvolvimentos do ponto de vista histórico e científico, bem como o início de um intercâmbio cultural entre a cidade de Stalettì e Lisboa, cidades historicamente unidas pela figura de São Gregório Taumaturgo - veja a reportagem da RTP: http://utopiecalabresi.blogspot.com/2009/05/stasera-sui-canali-della-rtp-la-tv.html  

È  autor do blog “Utopie calabresi” - http://utopiecalabresi.blogspot.com/







Domenico Condito


Fundou a  Associazione Culturale Luís de Camões.
"A constituição da “Associazione Culturale Luís de Camões” é um acto de amor a Portugal e, em geral, ao Mundo Lusófono. Os nossos programas têm o intuito de dar a conhecer ao público italiano os aspectos mais significativos da cultura portuguesa e lusófona".

A ACLC também quer promover, reforçar e ampliar o intercâmbio de culturas entre Itália e Portugal, estabelecendo uma ponte de amizade entre os dois paises.
A Associação vai trabalhar principalmente em Milão, mas tendo como perspectiva o desenvolvimento da sua acção em toda Itália e Portugal.

Para conseguir seus objetivos a ACLC irá promover várias atividades, incluindo:
- encontros culturais periódicos, debates e eventos públicos;
- actividades de formação, constituição de grupos de estudo, seminários e conferências;
- eventos artísticos e musicais;
- exposições de Arte;
- atividades editoriais.

A ACLC é uma Associação sem fins econômicos, apartidária, livre e sem discriminação de qualquer natureza. Será apresentada oficialmente em Milão no fim de Outubro de 2010.

Carlos Morais dos Santos
Editor/administrador do CeAL
Cônsul da A.I. Poetas Del Mundo

 

3 comentários:

  1. Belo trabalho, bela aquisição! Parabéns, atuante Seareiro!!!

    ResponderExcluir
  2. ASSIM, CONFRADE, VOCÊ RECEBE MAIS UM PRECIOSO LOURO, PARA SUA COROA DE RIQUEZA IMENSURÁVEL! A RIQUEZA DE SER PARTÍCIPE DE TANTAS ENTIDADES, ÀS QUAIS, SABE LOUVAR E MANTER NO PATAMAR QUE LHES SÃO DE DIREITO!

    LÚCIA HELENA PEREIRA

    ResponderExcluir
  3. Carissimo amigo Carols Morais dos Santos

    Fiquei muito feliz e lisonjeado com sua postagem sobre a parceria entre a ACLC e o CeAL.
    Não tenho palavras para agradecer seu apoio e interesse pela nossa Associação. Agradeço-lhe também as palavras mais que generosas que teve a amabilidade de me dirigir.
    Espero estar à altura da confiança que em mim foi depositada e fazer o melhor que puder e souber no desempenho desta nova função de representante para Itália do “nosso” BLOG-REVISTA CULTURAS E AFECTOS LUSÓFONOS. É para mim uma grande honra e um privilégio fazer parte do Conselho Editorial e Redatorial do CeAL.
    Mais uma vez, muito obrigado!

    Abraço
    Domenico Condito

    ResponderExcluir