TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 10 de outubro de 2010

Seminário sobre o Conde dos Arcos na Bahia - Brasil

Termina no passado dia 8, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Seminário “O 8º Conde dos Arcos: 200 anos de seu governo na capitania da Bahia, 1810-2010”. O evento visou aprofundar o conhecimento de uma importante época da História da Bahia em que esta, nomeadamente sob o governo de D. Marcos de Noronha e Brito, Conde dos Arcos, conheceu grandes melhoramentos, não só no que respeita a aspectos económicos, financeiros e de infra-estrutura, mas também culturais, académicos, e na área da Educação Pública.
Dotado de grande capacidade e com um alargado conhecimento do Brasil, tendo já sido Governador do Grão Pará, bem como Vice-Rei do Brasil até à chegada da Corte Portuguesa, em 1808, o 8º Conde dos Arcos introduziu profundas mudanças na realidade baiana da época, criando uma Biblioteca Pública, autorizando a criação de uma imprensa e a edição de um jornal, inaugurando um Teatro.

Profundamente ligado à classe comerciante local, com grande predomínio na época, o Governador português fomentou também a criação de uma Associação Comercial, a primeira do Brasil e da América Latina, que antecedeu, inclusive, as suas congéneres do Porto e de Lisboa, em Portugal.

O Seminário, organizado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, entidade presidida pela Professora Consuelo Pondé de Sena, reúniu académicos e especialistas na Época abordada, oriundos da Bahia e de outras regiões do Brasil, contando com a participação, de Portugal, do Dr. D. Marcos de Noronha da Costa, descendente do 8º Conde dos Arcos e Membro da Academia Portuguesa de História, que tem sido um dos principais pesquisadores da figura histórica daquele Governador da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário