TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mem de Sá - um herói luso-brasileiro


Terceiro Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá nasceu na cidade Coimbra, em 1504; faleceu em Salvador, Bahia, em 10 de março de 1572. Era fidalgo, administrador colonial, desembargador dos Agravos e irmão do poeta Francisco Sá de Miranda.

Entre os anos de 1558 a 1572, sucedeu a D. Duarte da Costa como Governador-Geral do Brasil. Em 28 de dezembro de 1557, chegou a Salvador para tomar posse do Governo em 3 de janeiro de 1558.

Governou  por quatorze anos, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 1º de março de 1565, pelas mãos de seu sobrinho Estácio de Sá.

Foi o responsável pela expulsão dos franceses em 1567, incentivou a produção de açúcar, o tráfico negreiro (com certas reservas), combateu a antropofagia e a escravidão dos indígenas.

Mem de Sá havia estudado direito na Universidade de Salamanca, curso que concluiu em 1528, trabalhou como juiz em diversas comarcas de Portugal. Foi escolhido como governador-geral do Brasil pela rainha Dona Catarina.

Foi auxiliado pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José Anchieta na vitória contra os tamoios na Capitania de São Vicente. Venceu os franceses com poucos recursos, reunindo numa expedição à Baía de Guanabara, 120 portugueses e 1.140 índios para atacar o forte de Coligny.

Deixou o Governo-Geral em 1572, falecendo logo depois repentinamente. Seus restos mortais repousam na Igreja dos Jesuítas em Salvador na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário