TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Portugueses e brasileiros apresentam avanços no combate à doença de Parkinson


Novos resultados da investigação portuguesa na área da doença de Parkinson foram ontem apresentados no encontro de Outono da Socidade Geral de Microbiologia em Nottingham, no Reino Unido.

Tiago Fleming Outeiro, investigador do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, apresentou os últimos resultados do grupo. A investigação com levedura revelou novas moléculas "neuroprotectoras", explicou o investigador. No futuro, poderão vir a ser desenvolvidas para chegar à cura para uma das doenças neurodegenerativas mais debilitantes.

Um dos modelos que os cientistas usam para estudar a base molecular da doença de Parkinson, é a levedura. "São as mesmas células que se usam para fazer pão, vinho ou cerveja, e que estão muito bem caracterizadas, pois sabemos bem como cultivar e manipular estas células, e isso é uma grande vantagem", diz Tiago Fleming Outeiro
"São células que, apesar das devidas diferenças, funcionam como qualquer outro tipo de células, incluindo os neurónios que temos no cérebro. Mas, como sabemos manipular estas células muito bem, podemos fazer estudos que não são possíveis com neurónios, ou com animais como os ratinhos, por exemplo. Isto ajuda também a reduzir a utilização de animais em investigação, apesar de isso ser necessário, em fases mais avançadas dos estudos", adianta o investigador.
Tiago Fleming Outeiro acredita que a descoberta no IMM "poderá constituir a base para a cura, ou prevenção da progressão da doença. Daí que o interesse seja muito grande actualmente. Estamos optimistas, mas conscientes de que temos ainda muito trabalho pela frente."

 
Cientista brasileiro está perto da cura do mal de Parkinson

Os portadores do mal de Parkinson têm um motivo para comemorar. Uma pesquisa desenvolvida pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis caminha em direção à cura dos sintomas da doença. O paciente não poderá dizer que está livre do problema, mas viverá sem os terríveis tremores e a incapacitante rigidez muscular. Para quem sofre de Parkinson, recuperar o controle dos movimento é o mesmo que estar curado.

A técnica consiste em um pequeno corte na altura do pescoço para implantar uma espécie de marca-passo na medula. Hoje, marca-passos são colocados no interior do cérebro, mas a cirurgia é cara e muito invasiva. A nova técnica de Nicolelis parte de uma visão diferenciada da neurologia, criada pelo próprio cientista, e que o transformou em um dos pesquisadores mais importantes da atualidade.

Seu grande mérito está na compreensão do cérebro como um órgão contínuo, com os neurônios agindo em conjunto. Até hoje, os neurologistas pressupõem uma série de divisões, nas quais cada área do órgão seria responsável por funções distintas. Para Nicolelis, essa divisão não faz sentido. Ele pretende, inclusive, publicar em 2010 um livro com sua nova teoria sobre o cérebro.

Ao pensar no sistema nervoso de forma mais integrada, o neurologista buscou outra porta de entrada para combater o Parkinson. Atualmente, já existem cirurgias para implantes de marca-passos, mas elas são restritas a cerca de um terço dos pacientes.    “E são muito caras, o que é uma grande dificuldade para o brasileiro”, explica a neurologista Elza Dias da Silva, presidente da Academia Brasileira de Neurologia.
O experimento de Nicolelis foi realizado em ratos e camundongos que tinham rigidez muscular. 

Ao implantar o estimulador, eles imediatamente começaram a se mexer. Foi um sucesso. Os animais ficaram 26 vezes mais ativos. O cientista testou ainda uma combinação: o estimulador com medicações. Bastaram duas doses de remédios para obter bons resultados. Sem o estimulador, foi preciso subir para cinco doses.

O estimulador elétrico corrige uma espécie de curto-circuito do sistema nervoso. Em pessoas saudáveis, os neurônios (células cerebrais) se “acendem” com velocidades diferentes conforme a informação sobre um movimento é transmitida entre cérebro e corpo. No portador da doença, os neurônios disparam ao mesmo tempo. Como resultado, a pessoa tem tremores ou rigidez muscular.

Para resolver o problema, Miguel Nicolelis implantou duas sondas metálicas muito finas na coluna das cobaias. Por elas, uma corrente elétrica foi transmitida para a medula, corrigindo o ritmo dos neurônios. O próximo desafio é testar a técnica em macacos. Uma equipe de cientistas estuda como fazer isso no Instituto de Neurociência de Natal-RN-Brasil. “É uma pesquisa muito promissora”, afirma Elza Dias da Silva..
 

Um comentário:

  1. Estamos caminhando para a cura do Parkinson! Maravilha! Atrás disso virão outras descobertas esperamos. Que assim seja!

    ResponderExcluir