TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Biblioteca Nacional de Portugal tem importante acervo sobre o Brasil

A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, é a maior biblioteca portuguesa e uma instituição de referência no panorama cultural, garantindo a recolha do património bibliográfico nacional, o seu processamento e preservação, disponibilizando-o à comunidade intelectual e científica e, através das novas tecnologias, assegurando a pesquisa bibliográfica em linha, a partir de qualquer parte do mundo.

Englobando fundos diversificados que abrangem documentação de todas as épocas, tipologias e assuntos, o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal está em permanente evolução por via do depósito legal, aquisições e doações, apresentando, naturalmente, uma incidência especial em bibliografia portuguesa. A Biblioteca tem também um importante acervo sobre o Brasil.

Sítios Temáticos

A cartografia do Brasil (1700-1822)

Catálogo digital contendo descrições e imagens da cartografia manuscrita e impressa relativa ao Brasil existente na Biblioteca Nacional, elaborado no âmbito de projecto da responsabilidade da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e da BNP, no contexto das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil.

Conteúdos

Para a selecção das obras a digitalizar, a BNP recorreu a diversos critérios durante os anos de 2002 a 2007, definidos em função da sua missão de conservação e divulgação do património documental português. Assim, tendo em vista a preservação de documentos de natureza frágil e/ou manuseamento difícil, foi seleccionado um conjunto significativo de documentos iconográficos (cartazes, estampas, desenhos, etc) e de material cartográfico, representando respectivamente 65% e 18% dos documentos digitalizados disponíveis na Biblioteca Nacional Digital/BND.

No que se refere à língua de publicação, metade dos documentos disponíveis na BND são em língua portuguesa. Relativamente a outras línguas, cerca de 19% das obras disponíveis na BND foram publicadas em francês, 11 % em inglês, 3% em castelhano, 3% em italiano e 2% em alemão.

Serviços

Para além dos serviços técnicos de armazenamento, organização e apresentação dos objectos digitais, a BND integra ainda serviços que suportam a sua utilização pública, propiciando diversas formas de acesso livre e gratuito aos documentos digitalizados.

O acesso à colecção digital pode fazer-se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices da BND. Para certas tipologias de documentos, foram criados serviços específicos de acesso, como por exemplo a pesquisa nas entradas dos verbetes de obras de referência e a navegação por calendário, em jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário