TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ensaísta e pensador português Eduardo Lourenço em Belém do Pará

A Literatura de Portugal é importante e respeitada no Brasil pela sua qualidade, pelos autores e pela produção. É por estes e outros tantos motivos que o Encontro de Pensamento Contemporâneo, evento que reuniu o ensaísta português Eduardo Lourenço e o filósofo, ensaísta e escritor paraense Benedito Nunes, foi ímpar.

O encontro aconteceu no passado dia 18.09, no miniauditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A entrada foi franca e o evento foi aberto à comunidade académica.

A vinda de Eduardo Lourenço a Belém deve-se à professora da Faculdade de Letras (FALE) Camila do Valle, cuja dissertação de mestrado sobre o ensaísta português é única no mundo. As questões levantadas pela pesquisadora foram respondidas por Eduardo Lourenço num livro publicado em 2006, intitulado A morte de Colombo ou o Fim do Ocidente como mito. A publicação finda com o capítulo Carta a Camila.

“Eduardo Lourenço é um renomado pensador e ensaísta português, e este evento foi um importante encontro para o pensamento contemporâneo no Ocidente, já que a pessoa com quem ele foi se encontrar é um amigo seu e um dos principais ensaístas brasileiros, o professor Benedito Nunes”, comentou a professora Camila do Valle no convite para a participação no evento.

"Nos anos em que vivemos, pós-coloniais, o estudo e a releitura de obras de autores portugueses, da Literatura e da Cultura Portuguesa podem nos servir de estímulo ao questionamento e à reflexão sobre as heranças deixadas por um passado comum", lembrou a professora. No entanto, nesse passado comum, há muitas cicatrizes e um patrimônio histórico traumático, tendo em vista a releitura que se faz hoje do que foi a experiência colonial. Então, acho importante ressaltar essas ideias para que não façamos uma leitura acrítica do evento, como se já não vivêssemos num momento pós-colonial", destacou Camila do Valle.

O ensaísta - O livro do ensaísta português publicado no Brasil é Mitologia da Saudade. Considerado, hoje, o maior ensaísta português vivo, Lourenço, cumprindo 60 anos de atividade literária e filosófica e já com 86 de vida, comemorados em 2010, vem recebendo o merecido reconhecimento por parte da crítica, não só no âmbito da cultura lusófona, mas também nos cenários europeu e norte-americano.

Em 1995, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa e foi a primeira instituição a distingui-lo com esse tipo de homenagem. Em 1996, houve a atribuição do Prémio Camões e, em 1998, a do Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon, seguida pela medalha do mérito cultural do governo francês, entre outras distinções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário