TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maria Bethânia: Homenagem à Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro

Há quase 40 anos, desde o LP "Rosa dos Ventos", Maria Bethânia habituou-nos, para enriquecer seus discos e shows, à leitura de textos de Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Castro Alves e, mais do que qualquer outro autor, Fernando Pessoa.

A partir do passado dia 3 de Setembro, essa intensa relação da cantora baiana com os aurtores de língua portuguesa, seja em prosa ou em poesia, estará em primeiro plano, com as canções em segundo.

Bethânia e As Palavras, que ocupará o teatro Fashion Mall, no Rio, neste e no próximo fim de semana, é um espectáculo singular nessa carreira marcada pela fórmula texto-música. A selecção ficou a cargo do antropólogo Hermano Vianna, com quem a cantora costuma trocar poesias, e do actor e realizador Elias Andreato.

Alguns são poemas que os fãs já a ouviram recitar, como Poema do Menino Jesus, de Alberto Caeiro, e Ultimatum, de Álvaro de Campos. Ambos heterónimos de Pessoa - chamado por Bethânia de "o poeta da minha vida", "fonte de minha sede", "minha mais fiel tradução". A devoção é tanta que a Casa Fernando Pessoa, instituição de Portugal, conferiu-lhe recentemente a Ordem do Desassossego, galardão destinado aos grandes divulgadores da sua obra.

Os outros autores escolhidos são de gêneros e épocas diferentes: Padre AntónioVieira, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, o português António Ramos Rosa, o moçambicano José Craveirinha, considerado o maior poeta do seu país, o carioca Fausto Fawcett, o irmão Caetano Veloso. Mas além das leituras, ela cantará. No repertório, Amália Rodrigues ("Estranha Forma de Vida"), Paulinho da Viola ("Dança da Solidão") e Renato Teixeira ("Romaria"). As músicas entrarão em trechos, justamente de modo oposto ao que acontece nos erspectáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário