TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mercado Público de Florianópolis - influência portuguesa, concerteza...

Desde a inauguração até aos dias de hoje, o Mercado Público de Florianópolis passou por diversas mudanças. Com o descontrole do comércio, o local perdeu sua identidade, que pode ser agora resgatada com processo de revitalização .

Segundo o diretor do Núcleo de Estados Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joi Cletison Alves, o Mercado Público era um ponto de encontro para famílias que acabavam de chegar à região. – As pessoas não apenas passavam por aqui, elas vinham aqui (no mercado) para se encontrar e para lembrar da cultura de sua terra. Aqui, elas encontravam determinados produtos dos açores, como alguns temperos e balaios, que eram usados para carregar praticamente tudo – explica Joi Cletison.

O estudioso explica que, em virtude da colonização em Florianópolis, a base das características do mercado é portuguesa. Por outro lado, muitas culturas foram incorporadas, como a dos negros e índios: – Os portugueses chegaram aqui e, apesar de trazerem suas crenças, mitos e lendas, tiveram de se adaptar à região. Um exemplo é a farinha de mandioca. Muitos aprenderam a fazer pirão, mas esse é um prato daqui, pois lá não existe essa farinha. Nos Açores também não há ostras, o que tem lá é um molusco bem parecido, chamado lapa.
 
O Mercado Público também tem a arquitetura aos moldes dos portugueses. A técnica da construção luso-brasileira é percebida nos formatos de portas e janelas, em arcos. Claro que, no Brasil, a técnica teve algumas distinções. Como a madeira era abundante, os portugueses acabaram substituindo as pedrarias utilizadas em acabamentos. Hoje, a arquitetura, as peixarias e uma ou outra banca de produtos típicos é o que o local ainda guarda em termos de cultura açoriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário