TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Curitiba, capital do Paraná - Brasil, foi fundada pelos Portugueses no século XVII

                                                      Centro de Curitiba - Foto de Carlos M. Santos


“A data oficial de fundação de Curitiba, capital do Estado brasileiro do Paraná, é 29 de março de 1693. A questão é que essa data é da fundação da câmara municipal, e não se funda a cidade no dia da fundação da câmara”, esclarece Gerar Haja, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Paraná,

Antes disso, Curitiba teve outros marcos que poderiam ser considerados data de fundação, como a instalação do pelourinho em 4 de novembro de 1668. Existe, por outro lado, um mapa da vila de Curitiba datado de 1654, o que parece comprovar que a cidade teria sido fundada oficialmente pelos portugueses anos antes, mais exactamente em 1648, num local onde é actualmente o Bairro Alto. Por volta de 1650 já existia às margens do rio Atuba uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Luz.

“Não existe data correta, fundação é sempre uma data arbitrária escolhida por alguém, é uma convenção”, afirma o professor Magnus Pereira. Gerar Haja, entretanto, explica que existem algumas regras que caracterizam a fundação de uma cidade. De acordo com o pesquisador, o direito português estabelece a instalação do pelourinho como marco da fundação de uma vila. Uma outra questão descrita por Haja é que as cidades brasileiras geralmente são fundadas no dia de sua padroeira. “Oito de setembro pode ser a data mais correcta, resta saber em qual ano foi”, opina.

A padroeira de Curitiba
Curitiba assinala o seu feriado municipal em 8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade. Em meados do século XVII, às margens do rio Atuba, já existia uma capela erigida à santa. Conta a lenda que sua imagem amanhecia todos os dias virada para uma região rica em pinheiros. Interpretando o fato como um aviso para desbravar o local, os portugueses armaram-se para lutar contra os índios caingangues que dominavam o espaço. Entretanto, os nativos acolheram os portugueses e cederam a região. A conciliação entre os povos teria ocorrido onde hoje é a praça Tiradentes, na qual se encontra a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário