TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Património de origem portuguesa no Brasil - A Igreja de Nossa Senhora da Luz

Os primeiros registos históricos marcam a existência de uma capela do mesmo nome - Nossa Senhora da Luz - já no início do século XVII, e num mapa de 1759 João de Abreu e Carvalho localiza-a aproximadamente onde hoje se encontra o Farol.

A Igreja da N. Sra da Luz existente na praça de mesmo nome, foi concluída em 1845 conforme a data no frontispício, e guarda relíquias dos séculos XVII e XVIII, como as imagens sacras e os altares de cedro em estilo barroco. Além das missas e festas religiosas que se realizam para o povoado, a escadaria da igreja é descanso para quem enfrenta a ladeira chegando do cais, ou arquibancada para assistir o movimento da Praça N. Sra da Luz, ponto de partida para as demais ruelas e praças do povoado.

Considerada património histórico, a Igreja vendo sendo restaurada desde 2004 graças ás doações de moradores e turistas.

História

Situada ao norte da sede da cidade de Cairu, a ilha de Tinharé (com cerca de 400 km2) é conhecida desde 1531, quando Martim Afonso de Souza a avistou e a denominou Tynharéa. Além de Morro de São Paulo, ali estão também os povoados da Garapu, Gamboa e Galeão. A região fica ao norte do arquipélago da Baía de Camamu, baixo sul da Bahia, área conhecida como Tabuleiro Valenciano ou ainda, Costa do Dendê.

.....Devido à sua privilegiada localização geográfica, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratas durante o período colonial. Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos", entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo António (Farol da Barra, hoje um dos cartões postais da capital baiana). Além disso, o canal de Tinharé era essencial para o escoamento da produção dos principais centros para abastecimento de Salvador.

.....Foi em 1630 que a ilha passou a abrigar um forte destinado a tal defesa e, ainda na primeira metade do século XVII, uma capela, a igreja Nossa Senhora da Luz.

Área de Proteção Ambiental

.....A APA Tinhare-Boipeba foi criada em junho de 1992 e abrange 433 km², compreendendo os distritos de Galeão e Gamboa, e as vilas de Morro de São Paulo, Garapuá, São Sebastião (também conhecida como Cova da Onça), Moreré e Canavieiras. A área de Proteção Ambiental oferece um rico eco-sistema estuarino, dotado de manguezal, restinga e remanescentes de Mata Atlântica; possui relevo do tipo planície costeira, associado à Mata Atlântica, morros, recifes, canais e ilhas. A fauna é bastante diversificada, com destaque para as aves migratórias.

Cronologia
1531 Martim Afonso de Sousa desembarca na Ilha de Tinharé. Começa o processo de colonização local.

1535 é fundada a vila de Morro de São Paulo, por Francisco Romero e população local.

1628 há ataque e saqueamento à vila, liderados pelo almirante holandês Pieter Pieterzoon Hiyn

1630 O Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira inicia a construção da Fortaleza do Morro de São Paulo, o Forte.

1728 Término da construção do Forte da Ponta e cortinas de muralha ao longo da ilha. Derrota do Almirante francês Villegaignon pelas tropas lusitanas.

1746 Construção da Fonte Grande, o maior sistema de abastecimento de água da Bahia colonial.

1845 Conclusão das obras da Igreja e Convento Santo António, a Capela de Nossa Senhora da Luz.

1855 Finalizadas as obras do Farol.

1859 Visita da Família Real e D. Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário