TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Azulejos lusitanos

Basta observar a herança deixada pelos portugueses nas paredes do Brasil, em cidades como São Luís, Belém, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e Ouro Preto, entre muitas outras, para ter uma ideia de como o azulejo foi e é importante na cultura nacional. É consenso dizer que ele constitui uma expressão ao mesmo tempo popular e requintada da arte que se faz no país.

Em Portugal, os primeiros trabalhos em azulejo remontam ao século XV, na região de Aveiro, e vieram como herança dos árabes que dominaram a Península Ibérica, entre os séculos VIII e XV. Aliás, a palavra azulejo vem do árabe al zulaic, algo como pedra polida, lisa. Apesar de não serem os inventores, foram os portugueses que, em cinco séculos, produziram os azulejos com maior qualidade, tanto no campo artístico quanto na durabilidade.

A pedra lisa e polida entrou em Portugal e ficou incrustada na história lusitana. No início, revestia paredes com padrões ritmados, mas também passou a contar histórias de santos, anjos, navegantes, batalhas e tudo que diz respeito à história portuguesa. Santas como Catarina e Teresa de Ávila e outros como São Roque, São Paulo e São Lourenço, todos de grande devoção, são apenas alguns que tiveram a vida contada em painéis de azulejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário