TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brasil e Portugal, uma saborosa relação

A historiadora portuguesa Isabel M. R. Mendes Drumond Braga sugere um abraço fraternal entre as culturas brasileira e portuguesa no seu livro Sabores do Brasil em Portugal [Senac, 2010, R$60,00]. Ementrevista, a autora diz que o açúcar brasileiro colaborou com a democratização da típica doçaria portuguesa aqui e que em Portugal há restaurantes onde ingredientes e pratos brasileiros podem ser apreciados.

Isabel afirma que a mandioca, marca da culinária nacional e valorizada por chefs brasileiros e do exterior, é um produto que "não agrada tanto o paladar português. Na realidade, só no Brasil os portugueses se renderam ao ingrediente, por questões de sobrevivência, e ainda assim, alguns a contragosto.”

A pesquisa lembra ainda que a passagem da corte portuguesa pelo Rio de Janeiro, apresentou à mesa brasileira chá e utensílios de prata. Sendo generosamente recebida pela sociedade da época.

No livro também são mostrados aspectos históricos da relação luso-brasileira. A autora traz à actualidade percepções de Portugal sobre o Brasil, detalhando a vinda dos portugueses no período colonial e a emigração de brasileiros actualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário