TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EDGAR MORIN EM MEGA CONFERÊNCIA EM NATAL, RN-BRASIL




Foi com o cartaz acima e o "presse release" abaixo reproduzido que foi anunciado mais uma Conferência e vinda a Natal,RN-Brasil de um dos maiores pensadores contemporâneos - Edgar Morin - que tem na  capital do Estado do Rio Grande do Norte, um dos mais importantes Grupos  de Estudos da América Latina, consagrados à  sua obra. Assim, na passada sexta-feira, dia 17.09.2010, depois de um grande concerto da Orquestra Simfónica da UFRN-Universidade Federal do Ro Grande do Norte, que lhe foi dedicado, e no âmbito da "Cátedra Itenerante da UNESCO Edgar Morin, para o pensamento complexo", este mundialmente aclamado pensador, proferiu importante palestra na Praça Cívica do Campus da UFRN, exibindo a sua incomensurável sabedoria e o espantoso vigor dos seus quase 90 anos de idade. 

O evento foi extraordináriamente marcante para a cidade. Parecia que nesta conferência não  estavam apenas só os professores, investigadores, alunos, intelectuais, artistas, sociedade culta, mas todos os cidadãos da cidade curiosa, que compareceram aos milhares, transbordando a vasta Praça Cívica do Campus Universitário e, em sinal de muito interesse e respeito perante o que o Homem Sábio tinha para dizer, esses milhares de pessoas de diferentes gerações, ouviram em atento silêncio, a grande lição de Edgar Morin que, em sinal do afeto que, desde há anos, recebe nesta cidade e do seu próprio afeto pelo Brasil, a todos espantou, fazendo questão de proferir a sua conferência em português. Que grande e generoso gesto em que o homem sábio mostrou a grandiosidade da sua simpatia e simplicidade, utilizando uma linguagem simples que só os grandes homens sábios são capazes de oferecer.

Edgar Morin fez jus à sua profunda sapiência de ser um dos mais importantes pensadores contemporâneos, em que salienta a mais lúcida contribuição para a compreensão da teoria da transdisciplinariedade da comprensão do mundo, estribado nas suas teses que postulam a necessidade de um Pensamento Complexo, por oposição ao Pensamento e Conhecimento fragmentário que, sobretudo, a partir da Revolução Industrial, tem vindo a impor as visões especializadas de partes não integradoras de um todo universal. 

Neste sentido, Edgar Morin é, ao mesmo tempo, um pioneiro, enquando pensador que organizou e sistematizou uma corrente teórica de um utopismo realista e modernista que propõe resgatar a sociedade humana pós-industrial para a recuperação do seu caminho humanista-universalista; um continuador das melhores tradições do pensamento clássico greco-romano; um Príncipe do Universalismo Renascentista e, certamente, o maior pensador da modernidade autor de contribuições muito lúcidas e positivas, que são decisivas para o desenvolvimento do processo  humano, em termos do reencontro do homem com a complexidade universal que o rodeia e a que está, indissociavelmente ligado. Edgar Morin é, por outro lado um dos mais importantes pedagogos da modernidade, quando propõe novos caminhos e novos modelos de integração dos saberes em todos os níveis de educação e escolarização. Ele propõe uma Escola Nova, uma Universidade Nova, em que se estude e pense o Universo do Complexo, o regresso ao "Conhecimento da Floresta", para melhor compreensão de cada árvore, arbusto ou vida animal que a compõe e as suas interdependências e correlações, os seus equilíbrios instáveis e harmoniosos. 

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum (Paris, 8 de Julho de 1921) é um  antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita.
Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Durante a 2ª Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos das Teorias  da Complexidade.

Tivémos o enorme privilégio de estar presentes e, por gentil deferência de amigos ligados à UFRN, que invocaram a nossa condição de académicos, até ficámos sentados duas filas por detrás de sua cadeira na plateia face ao palco onde Edgar Morin faria a sua Conferência.  Nós, que temos sido seus leitores e entusistas seguidores, de tal modo genuínos que bem poderiamos dizer que já pensávamos, defendiamos, escreviamos e ensinávamos há muitos anos, muitos dos postulados de Edgar Morin, mesmo antes de  termos tido a felicidade de o ler, estudar, e sentir o orgulho de sabermos que as nossas ideias tinham um Líder, um Guru, que logo adoptámos como nosso Mestre, Sábio e Guia. Esta Conferência foi para nós uma grande e inesquecível lição de sapiência, de simplicidade, de carisma e simpatia inexcedíveis. Fotografámos Edgar Morin e aspetos do evento que  mais à frente apresentaremos.

PRESS RELEASE DA CONFERÊNCIA DE EDGAR MORIN


Grupo de Pesquisa da UFRN, GRECOM, traz Edgar Morin a Natal     

         O pensador francês Edgar Morin vem a Natal proferir a conferência “O destino da humanidade”, que acontece no próximo dia 17 de setembro às 19 horas na Praça Cívica do Campus Universitário, juntamente com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN. O evento faz parte das atividades da Cátedra Itinerante Unesco “Edgar Morin” para o Pensamento Complexo (CIUEM), que tem no Grupo de Estudos da Complexidade / Grecom – vinculado aos programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Educação da UFRN – o seu primeiro ponto na América Latina.
O objetivo principal do evento é reunir acadêmicos, pedagogos e estudantes da rede pública e privada de educação para retomar a aposta de Edgar Morin na reforma da educação: um sujeito múltiplo para uma educação complexa. Portanto, todas as pessoas interessadas, do campo da educação básica à superior, podem participar do evento.
         Formado em História, Geografia e em Direito, Morin é um pensador inclassificável, múltiplo, um “eterno estudante”. Um pensador que politiza o conhecimento, homem para quem só pode haver "ciência com consciência”, professor que expõe suas incertezas e acredita na “boa utopia”, na reforma da universidade e do ensino fundamental. Um educador para o presente e o futuro.          Consciente de que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só é possível por meio de uma nova e complexa compreensão do mundo, Morin tem apostado nos últimos anos na reforma do sistema educacional. Os livros Os sete saberes necessários à educação do futuro (Editora Sulina), A cabeça bem-feita (Editora Bertrand-Brasil) e A religação dos saberes (organizado por ele e publicado pela Bertrand-Brasil) mostram seu investimento prioritário na educação.
        
APOIO E PARCEIROS
Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes / Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFRN
Centro de Ciências Sociais Aplicadas / Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRN
COMPLEXUS – PUC São Paulo
RECOM – UESB Vitória da Conquista, BA
GETC – IFRN Natal
GEPC – UERN Mossoró
GECR – UERN Natal
GEEA – UFRN Natal
GEPC – UFRN Natal
LEPEC – UFPB João Pessoa
LAECOS – UFPB João Pessoa
NEPPE-EPSI – UFPB João Pessoa
Núcleo Psicanalítico de Natal
Escola de Música da UFRN
Cooperativa Cultural da UFRN

ALGUMAS FOTOS DA CONFERÊNCIA DE EDGAR MORIN










A Orquestra Sinfónica da UFRN no concerto em honra de Edgar Morin










E










Edgar Morin e esposa assistem atentos ao concerto e Morin aplude
entusiasticamente o espéctaculo que lhe foi dedicado






















Na mesa de honra o Reitor da UFRN, Ivonildo do Rêgo

faz a apresentação da Conferência e a Coordenadora do
Grupo de Pesquisa da UFRN-GRECOM apresenta 
emocionada  o Conferencistaamigo.




















Edgar Morin discursa com grande eloquência e vivacidade

  

























 






















Milhares de participantes na Conferência escutam, atentos, em silêncio,
as teses do Pensador Edgar Morin


Texto Introdutório e Fotos de
Carlos Morais dos Santos
Professor Universitário (UAL-Lisboa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário