TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DORIAN GRAY CALDAS, NOTÁVEL ARTISTA PLÁSTICO, POETA E ESCRITOR BRASILEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE, LANÇA EM NATAL SEU LIVRO "AS VERTENTES CRIATIVAS DA GRAVURA BRASILEIRA"





Dorian Gray Caldas, o notável artista plástico brasileiro, do Rio Grande do Norte, natural de Natal, artista de grande reputação nacional e internacional, também distinto escritor, poeta,  membro de várias academias e instituições culturais, entre as quais Membro do Instituto Histórico-Geográfico do RN-Brasil, Membro do Conselho Estadual de Cultura do RN-Brasil,  Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai apresentar no próximo dia 28, em Natal, no belo edifício mais importante como património cultural do Estado do RN, que é o Teatro Alberto Maranhão, a sua recente obra em livro sobre "As Vertentes Criativas da Gravura Brasileira".

A cultura brasileira e, em particular, a cultura do estado do Rio Grande do Norte, vão ficar mais enriquecidas com mais esta importante contribuição cultural, fruto do intenso labor criativo que Dorian Gray Caldas vem realizando regularmente nas múltiplas vertentes do enorme talento deste grande criador, que é, ao mesmo tempo, um caso raro de "bandeirante desbravador " de modernidades, um atento integrador de pós-modernismos, um homem de  cultura clássica e moderna, com imensas referências de erudição que vão desde os mais importantes filósofos e poetas gregos da antiguidade aos pensadores, escritores, poetas e  artistas  das culturas latinas do iluminismo, até aos contemporâneos europeus, anglo-saxónicos e sul americanos,.

Mas Dorian Gray consegue ser tudo isso, sem deixar de ser, sempre, um apaixonado criador que exprime na sua estética e temas, as suas profundas raíses telúricas, em que mergulha nas paisagens, nas gentes e tradições culturais, nas lendas e mitos da sua região natal, que reflete na palavra em prosa ou poema, na ficção do imaginário fantástico, ou no racionalismo do ensaio, no traço e na cor, como, assim tão bem, nenhum outro artista e criador cultural vivo, dentre o imenso e rico alfobre de artistas e criadores culturais que abundam neste amável Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na sua capital, Natal, cidade que eu amo e onde tenho ligações familiares  e de amizades muito preciosas e fiz, juntamente com Selma, minha esposa, a nossa segunda residência.  

Dorian Gray é um caso invulgar de distinta personalidade e talentos polifacetados, de um criador "renascentista contemporâneo", humanista na índole bondosa, na formação e no exemplo de cidadania criativa, que promove um mundo melhor pela arte e cultura, que estimula  e promove os jovens criadores, ao mesmo tempo que vai produzindo uma imensa e variada produção, com notável vigor nos seus magníficos 81 anos de intenso labor. 

Como já afirmei no tetxto que lhe dediquei no Tributo de Homenagem que por este nosso Blog-Revista lhe dedicámos no dia da celebração dos seus 80 anos:

..."Dorian Gray é, certamente, um poeta que pinta, desenha, esculpe, tece, escreve e pensa. Para mim e para muitos, é a maior figura viva da cultura do Rio Grande do Norte e um brilhante intelectual e artista ímpar do Brasil. Um caso raro nos dias de hoje, de alguém que é, simultaneamente, portador dos valores Éticos, Estéticos e Poéticos do Renascimento, do Iluminismo, do Modernismo e do Pós Modernismo. Um “Renascentista Pós-Moderno”, do século XXI ! 
um Homo Humanitas Universalis...

Tenho o privilégio de ter com Dorian Gray Caldas laços de uma amizade muito afetuosa e, para mim, muito gratificante, desde há anos, amizade que se aprofundou mais a partir do momento em que a sua generosidade o levou a apoiar a minha eleição e a ser meu patrono, que, no ato da minha posse como membro efetivo do Instituto Histórico-Geográfico do estado do Rio Grande do Norte, em Natal - a mais antiga entidade cultural do estado, de que Dorian Gray Caldas é um distinto e antigo membro efetivo e integrante da diretoria - produziu, então, uma fina peça de literatura no discurso da minha apresentação que muito me sensibilizou. Ficámos, a  partir daí, mais amigos e também confrades.

Por tudo isto, e não podendo ter o grande prazer de estar presente em Natal, para o felicitar e abraçar no dia 28, no lançamento de mais esta sua valiosa obra, no ambiente magnífico do belo Teatro Alberto Maranhão, local de grande dignidade histórica e cultural, bem de acordo com a grandeza do autor, lhe enviamos daqui, de Lisboa, eu e Selma, as mais afetuosas e vivas felicitações e honras ao mérito tão profícuo deste ainda vigoroso jovem sábio e artista erudito de 81 anos, que muito estimamos e admiramos. 

Transcrevo, abaixo o convite que me foi dirigido e que extendo a todos os nossos leitores Potiguares que possam estar presentes, prestigiando o evento e beneficiando da fruição desta preciosa obra. 

Aproveito o ensejo para felicitar, também, a programação cultural muito dinâmica e valiosa que a atual diretoria do Teatro Alberto Maranhão-TAM, personificada pela minha amiga, artista plástica, escritora e poetisa Dione Caldas, vem ampliando e diversificando com uma oferta cultural à capital do estado do Rio Grande do Norte (RN) e não só, de intensa regularidade, colocando o magnífico equipamento estadual que é o TAM, ao serviço de uma louvável democratização e promoção cultural de qualidade, de que podem beneficiar todos os cidadãos e cidadãs potiguares, assim como os muitos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Natal.

Esta dinâmica, concretiza as linhas de orientação para a promoção cultural que, através da Secretaria Extraordinária Estadual de Cultura, a nova Governadora Drª. Rosalba Cearlini - que tenho a honra de conhecer pessoalmente e por quem nutro sincera admiração pela sua personalidade e obra política - vem imprimindo ao seu governo, evidenciando com isso, a grande lucidez de considerar a promoção cultural como um vetor político da maior importância no Desenvolvimento Humano, a bem do Estado, da Pólis e do Brasil. Nem outra coisa seria de esperar de uma governante inteligente, empenhada, competente e culta, como demonstra bem o mérito da obra política que tem caracterizado a carreira da Drª. Rosalba Cearlini.    

CONVITE

A Secretaria Extraordinária de Cultura,
a Fundação José Augusto e o escritor Dorian Gray,
o convidam e a sua família para o lançamento do livro
 
"As Vertentes Criativas da Gravura Brasileira"
      
              
                  Dia: 28/04/2011                   
                  Local: Teatro Alberto Maranhão - Natal, RN-Brasil
                  Hora:18h 


 Teatro Alberto Maranhão-TAM, em Natal, RN - Brasil (foto de Carlos M.Santos)



Carlos Morais dos Santos
Escritor, ensaísta, poeta, fotógrafo
Cônsul da Soc.Intern. Poetas Del Mundo
Membro da Academia Portuguesa de Letras, Artes e Ciências
Membro do Instituto Geográfico Português-Lisboa
Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos do Séc. XVIII
Membro da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos-Civitas
Membro do Instituto Histórico Geográfico do RN-Brasil
Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN-Brasil

Um comentário:

  1. Sr. Carlos Morais, quero registrar minha alegria em ver que o Rio Grande do Norte cresce em programas e projetos culturais e acredito que a nossa governadora fará realmente, como prometeu, o nosso Estado tornar-se referência nacional na cultura popular. Com a ajuda do governo, da secretária extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, a diretora do TAM, Dione Caldas e tantos outros engajados no desenvolvimento e reconhecimento da nossa cultura junto com grandes artistas, escritores e poetas norte-rio-grandenses, chegaremos lá.
    Fraternal abraço.

    ResponderExcluir