TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 5 de abril de 2011

"INTERIORES DO BRASIL" -- A PRESENÇA DE PORTUGAL NA ARTE E NA ARQUITECTURA


Maria Tereza Correia/EM/D. A Press
Obra da artista contemporânea Adriana Varejão, em Inhotim: marcas da estética portuguesa
A herança portuguesa no Brasil não se restringiu somente à língua, à culinária e aos costumes, mas também às construções, à decoração das casas e seus interiores, como mostra Maria Lúcia Machado, no livro Interiores no Brasil, a influência portuguesa no espaço doméstico (Editora Olhares, 140 páginas, R$ 70), que lançado ontem, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. 

Resultado de dissertação de mestrado defendida em Lisboa, na Escola de Artes Visuais, Design e Marketing, o trabalho tem como objetivo, segundo a autora, investigar um tema pouco explorado até hoje, que é a história dos interiores das casas brasileiras, sobretudo a partir da chegada da família real ao Rio de Janeiro, em 1808.

Numa linguagem clara, Maria Lúcia mostra com detalhes como foi que os “interiores no Brasil” começaram a mudar quando a corte portuguesa, fugindo de Napoleão Bonaparte, se transferiu para o Brasil. “A chegada da nobreza, a força de uma nova política e as estratégias económicas adotadas por dom João VI ao desembarcar no Brasil provocaram o alargamento do grupo da elite local e de emergentes que, a partir de então, passam a assumir um papel importante na construção da capital do Império e de uma nova sociedade”, diz Lúcia.

Se, desde o período colonial, com um ou outro toque local, as construções brasileiras já seguiam os modelos em uso na metrópole portuguesas, seja na arquitetura religiosa ou civil, de 1808 em diante – com ênfase para a chegada da missão francesa, em 1816 – as coisas começaram a mudar, com a predominância do estilo neoclássico.

Maria Lúcia Machado – que atualmente coordena a pós-graduação em design de ambientes e cultura do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix –, conta que até o início do século XX as transformações foram ainda maiores. “O marco do resgate da arquitetura colonial foi a partir de 1910, com a vinda para o Brasil do engenheiro português Ricardo Severo, que se estabeleceu em São Paulo, e foi o precursor do estilo neocolonial no país”, diz a professora. O arquiteto Lúcio Costa, anos depois, daria prosseguimento a esse trabalho.

Túlio Santos/Esp. EM/D.A Press
Obra da artista contemporânea Adriana Varejão, em Inhotim: marcas da estética portuguesa

Mineira de Ponte Nova, Maria Lúcia, para realizar seu trabalho, além de ter ido várias vezes a Portugal, se valeu também de material encontrado em instituições brasileiras, como o Palácio Imperial em Petrópolis, o Museu Casa de Rui Barbosa, no Rio, e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.
 
“Mas devido à extensão territorial brasileira tive de concentrar o meu trabalho sobretudo na Região Sudeste, com ênfase para o Rio e São Paulo, onde a influência portuguesa foi muito forte. No caso de Minas Gerais, as marcas surgem a partir da atividade aurífera e extrativa das minas, com a vinda para cá de milhares de portugueses, principalmente do Norte. A marca deles, ainda hoje, pode ser percebida na arquitetura religiosa e no casario colonial de nossas cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina, nas quais ainda podemos ver os telhados de telha colonial, as venezianas e muxarabis, as varandas e os revestimentos de azulejos”.

Interiores no Brasil, a influência portuguesa no espaço doméstico, é este o título do livro ontem lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário