TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 28 de novembro de 2010

Cinema: O filme 'Acácio' da brasileira Marília Rocha investiga vida e obra de artista português

Reprodução

O artista plástico português Acácio Videira (1918-2008) é a figura central do documentário Acácio, da brasileira Marília Rocha, também realizadora de A Falta Que Me Faz. Os dois filmes estrearam na sexta-feira passada em Salvador e Belo Horizonte, e no próximo mês em São Paulo.

O fio condutor do filme é a história de Acácio e sua mulher, Maria da Conceição, que se casaram secretamente em Angola e, em 1975, por causa da Guerra de Independência, se transferiram para o Brasil, se fixando em Belo Horizonte.

O trânsito do casal entre os três continentes serve com base de reflexão sobre a arte, a política, relações colonialistas e, por fim, a memória.

A equipa de Marília fez seu primeiro contato com Acácio por conta do acervo de filmes e fotos que ele fez nos anos em que a família morou em Angola. São imagens raras sobre a vida de angolanos e colonos portugueses, sempre sob o olhar sensível do artista.

Ele e sua mulher foram filmados e entrevistados pela equipa deste documentário durante dois anos. Depois, a documentarista fez o trajeto inverso do seu biografado, deslocando-se para Angola e Portugal.

Acácio busca, então, a intersecção entre as lembranças e a herança colonial portuguesa, e dá também espaço para que o artista exponha sua visão de mundo.

Escultor e pintor, Acácio reuniu um acervo que inclui não apenas obras de sua autoria que possuem um enfoque etnográfico, mas também peças que ele recolheu durante sua permanência em África.

Um comentário:

  1. Filme lindíssimo. Já tínhamos assistido em uma mostra de cinema no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes meses atrás. Na sexta, fomos ver de novo! Vale cada minuto!

    Thelma e Flavio Shimomura
    Belo Horizonte

    ResponderExcluir