TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 7 de novembro de 2010

Salvador assinala descoberta da Bahia de Todos os Santos pelos Portugueses


O aniversário da descoberta da Bahia de Todos os Santos, como foi designada pelos Portugueses em 1501, não passou despercebido na capital do Estado, Salvador.

O Gabinete Português de Leitura da Bahia, presidido por Manuel Bernardino da Silva, organizou uma série de actividades para assinalar o acontecimento ocorrido no dia 1 de novembro de 1501. A programação teve início em 29 de outubro.

Nesse dia, houve o descerramento de uma placa atribuindo à biblioteca da Gabinte Português de Leitura da Bahia o nome do Infante D. Henrique. Também foi inaugurada a exposição de painéis do acervo da instituição relativa ao tema "As Viagens Portuguesas e o Encontro de Civilizações".

No mesmo dia, realizou-se o lançamento dos livros "Acção e palavra, vida e obra do Padre António Vieira", e "Padre António Vieira, história de um homem corajoso, contada aos jovens e lembrada ao povo", ambos do professor António Abreu Freire.

As comemorações prosseguiram dia 3, com uma conferência proferida pelo conhecido historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares, seguindo-se uma recepção oferecida no "Yacht Club" de Salvador, durante a qual foi lançado um outro livro, "A Cruz dos Mares do Mundo", romance histórico sobre a descoberta, da autoria do professor Adinoel Mota Maia, vice-presidente do Gabinete Português de Leitura da Bahia.

Para  sexta-feira, dia 5, foi prevista uma sessão de estudos e debates sobre a geologia, geografia arqueologia e  história da Baía de Todos os Santos.

A iniciativa das comemorações, que o Gabinete Português de Leitura sugere sejam institucionalizadas e realizadas anualmente pela prefeitura de Salvador, visa chamar a atenção para o valor geográfico, etnográfico, histórico, cultural e económico de uma das maiores baías do mundo, profundamente ligada à história e ao desenvolvimento do Brasil e sua relação com Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário