TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 27 de novembro de 2010

"Real Forte Príncipe da Beira - Entre os Mitos e a Verdade Possível" - Conferência no Centro Cultural da Embaixada de Portugal no Brasil

A convite do Instituto Camões, o general português Silvio da Cruz Curado proferiu dia 25 de Novembro no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Brasília, uma conferência subordinada ao tema "O Real Forte do Príncipe da Beira - Entre os Mitos e a Verdade Possível".

O Real Forte Príncipe da Beira, também conhecido como Fortaleza do Príncipe da Beira, fica situado na margem direita do rio Guaporé, actual Guajará-Mirim, no município de Costa Marques, no Estado de Rondônia.

Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, a fortaleza - considerada uma das mais imponentes obras da arquitectuta militar portuguesa no Brasil - foi edificada século XVIII, em resultado da política definida pelo Marquês de Pombal de fixar os limites com a Corôa espanhola na América do Sul, na sequência dos tratados celebrados entre as duas Cortes, entre 1750 e 1777.

Acabado de construir em 1783, em pleno coração da Amazónia, aquele imponente edifício situa-se num ponto de muito difícil acesso, a 3000 km do litoral. Nas suas paredes, figura o magnífico e exemplar texto do então Governador da Província do Mato Grosso, D. Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em Junho de 1776, quando do lançamento, a que procedeu, da pedra fundamental da nova construção:

"  A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei, nosso Senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê, é serviço de Portugal. E tem de se cumprir."

PERFIL

Silvio da Cruz Curado é tenente-general do Exército, na situação de reforma. Licenciado em Ciências Militares (Artilharia), possui os Cursos de Estado-Maior e Superior de Comando e Direcção do Instituto de Altos Estudos Militares, onde também foi professor, e o do Colégio de Defesa da NATO (Roma).

Foi Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Brasília, o que estimulou o seu interesse pela história militar luso-brasileira e, consequentemente, pela frequência de diversas actividades formativas nesta área.

Sobre a referida temática, tem proferido conferências na Academia Portuguesa da História, nos Colóquios da Comissão Portuguesa de História Militar, na Faculdade de Letras de Lisboa (Mestrados), na Academia Militar-Universidade dos Açores (Mestrado), na Universidade Lusíada (Pós-graduação), no Instituto de História e Geografia Brasileiro, no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, no Gabinete Português de Leitura do Recife, etc., estando a maioria destes e outros trabalhos publicados em actas dos eventos ou em revistas portuguesas e brasileiras.

É autor do livro “Campanha de Montevideu: a ocupação portuguesa do Uruguai 1816-1823”.

Foi honrado pelo Governo do Brasil, no grau Comendador, com as Ordens de Mérito Militar (Exército), Aeronáutico e Forças Armadas, e a Medalha “Mérito Tamandaré” (Marinha).

É académico de mérito da Academia Portuguesa da História, membro efectivo do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar e sócio correspondente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil".

Conferência
"O Real Forte do Príncipe da Beira - Entre os Mitos e a Verdade Possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário