TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mestres calceteiros portugueses formam profissionais no Rio de Janeiro

Calçadão do Rio de Janeiro: é uma calçada portuguesa, com certeza...

A convite da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, encontram-se na cidade para ministrar um curso de formação profissional cinco mestres calceteiros portugueses. O curso começou  segunda-feira passada e terá duração de três semanas. Os passeios e calçadas fluminenses são mundialmente conhecidos pela sua característica traça portuguesa, como a Orla de Copacabana, na zona sul da cidade.

Um total de 60 alunos aprenderão a técnica portuguesa de assentar  pedra - geralmente  calcário e basalto. Eles também terão aulas sobre a história dos passeios portugueses e sua difusão pelo mundo. De acordo com o secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório, o objectivo do curso é resgatar a arte do calçamento com pedras portuguesas, passando a técnica para as gerações futuras.

“Ao longo dos anos, o Rio perdeu um pouco a capacidade de assentar correctamente as pedras portuguesas e precisamos recuperar essa capacidade. Daí esse convénio com a prefeitura de Lisboa, trazendo os cinco melhores calceteiros de Portugal para darem um curso de reciclagem aos calceteiros cariocas e também formar oito novos mestres calceteiros do Rio de Janeiro, para que possamos replicar esse conhecimento e formar uma nova geração”, afirmou.

Mestres calceteiros - um trabalho duro, que exige precisão e sensibilidade

Segundo o professor de arquitectura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristovão Duarte, as pedras portuguesas são económicas e ambientalmente sustentáveis. “É uma arte urbana a pedra portuguesa. Isso é muito importante, além de ser uma técnica inteligente, porque ela é sustentável. Ela (a técnica do calçamento) é económica, (as pedras) são sempre reaproveitadas, não causam cicatrizes quando é necessário fazer uma intervenção na calçada ou na praça, porque você desencaixa e encaixa de novo. É uma técnica muito ajustada aos desafios do século XXI”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário