Decorre
até dia 25 de Agosto, em São Luís, na Universidade Federal do
Maranhão, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.
Desde
1996, sempre alternando entre uma cidade do Brasil e uma cidade de
Portugal a cada dois anos, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de História
da Educação faz parte de uma iniciativa de pesquisadores de
instituições de ambos os países para debater assuntos ligados a essa
área. O “Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da
Educação”é o tema geral do encontro, este ano.
“O objetivo de
trazermos esse encontro para o Maranhão é consolidar as pesquisas que
estão sendo realizadas em História da Educação na UFMA e despertar o
interesse dos graduandos pelo Mestrado em Educação da Universidade” -
disse César Augusto Castro, director do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão e membro da comissão organizadora.
O
congresso está dividido em oito eixos temáticos: Infância, Juventude e
Família; Género, Geração e Etnia; Produção de saberes e sujeitos da
educação; Formação, Identidades e profissão docente; Políticas
Educacionais, Movimentos Sociais e Cidadania; Práticas pedagógicas,
quotidiano escolar e cultura material; Instâncias de socialização da
infância e da juventude; Historiografia e Ensino de História da
Educação.
Inscreveram-se para cima de 1.400 pessoas e serão apresentados 890 trabalhos .
O
Congresso conta, da parte brasileira, com a participação da
Universidade Federal do Maranhão - UFMA e da FAPEMA (Fundação de Amparo
à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão)”
e o apoio científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e Tecnológico (CNPq). Da parte portuguesa, o apoio veio da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Sociedade
Portuguesa de Ciências da Educação Seção de História da Educação (SPCE),
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