TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 14 de agosto de 2010

Morreu o escritor português-angolano Ruy Duarte de Carvalho - Tributo de Homenagem


 TRIBUTO DE HOMENEM

Prestamos aqui homenagem ao escritor, antropólogo e cineasta Ruy Duarte de Carvalho que morreu, quinta-feira (12), em Swakopmund, na Namíbia, aos 69 anos.

Ruy Duarte Carvalho nasceu em Santarém, Portugal, em 1941, e naturalizou-se angolano em 1975. Antropólogo de formação, doutorou-se pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris com uma tese dedicada aos pescadores da costa de Luanda, com o título "Ana a Manda" (1989).

Depois de ter lançado a sua primeira obra literária em 1972, publicou mais de 15 títulos, nas áreas da poesia, ficção, e ensaio. Exerceu a actividade de professor em várias universidades de Luanda e foi professor convidado na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Universidade de São Paulo (Brasil).

Das suas obras constam Vou lá visitar pastores (1999), sobre os Kuvale, sociedade pastoril do sudoeste de Angola; Chão de Oferta (1972); A Decisão da Idade (1976); Observação Directa (2000).

Estudou cinema em Londres e realizou diversos documentários sobre as populações do sul de Angola.

Para além da actividade literária, realizou as longas-metragens Nelisita: narrativas nyaneka (1982) e Moia: o recado das ilhas (1989).

Em 1989, Ruy de Carvalho recebeu o Prémio Nacional de Literatura e o seu "Desmedida Luanda, São Paulo, São Francisco e Volta, Crónicas do Brasil" (Livros Cotovia), recebeu também o Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do encontro Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim, em 2008.

Em 2008, passou a residir em Swakopmund, na Namíbia, onde faleceu.

Um comentário:

  1. Ruy de Carvalho foi um cidadão do mundo, um inconformista, tal como nós antifascistas,lutamos contra a guerra colonial e podíamos ter semelhante percurso.Honra à sua memória, na qual respeitosamente me curvo.

    ResponderExcluir