TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 14 de agosto de 2010

Decisão sobre icnofósseis de dinossauros da Península Ibérica bem recebida por Portugal

A decisão do Comité do Património Mundial de voltar a analisar numa próxima reunião a candidatura dos sítios dos icnofósseis dos dinossauros da Península Ibérica foi considerada positiva pelos representantes de Portugal. “Partimos de um 'não' para um 'sim', só não sabemos o quando”, afirmou o embaixador Fernando Andresen Guimarães, presidente da Comissão Nacional da Unesco.

Na avaliação do representante português, a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece o trabalho científico já realizado e abre um nova etapa no processo da candidatura, que permitirá a demonstração inequívoca do seu valor universal.

Portugal e Espanha vão preparar um seminário internacional de peritos, com a participação da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) e de representantes de outros países, provavelmente no início de 2011, para chamar a atenção para os icnitos de dinossauros da Península Ibérica.
 
Os icnofósseis são uma candidatura extremamente interessante, moderna, dinâmica, diferente e, por isso mesmo, mais difícil”, afirmou Andresen Guimarães, lembrando a resistência de alguns paleontólogos em reconhecer as pegadas dos dinossauros para o interesse mundial. “Alguns paleontólogos estão mais atentos aos fósseis de dinossauros quando se trata de jazidas com ossos”, explicou. “Mas houve muito interesse nesta candidatura. Foi-nos pedido para estudar um pouco melhor a questão da articulação entre os vários sítios e a questão da declaração do valor universal excecional”, acrescentou.
 
A candidatura dos "Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica” inclui oito jazidas em Espanha e três em Portugal – Pedreira do Galinha, Vale de Meios e Pedra da Mua. Numa das trilhas em território português é possível ver pegadas de uma família de dinossauros, havendo vestígios de dois adultos e três jovens animais.
 
Após a 34ª Sessão do Comité do Património Mundial, em Brasília, a lista dos bens de valor universal excecional passou a contar com 911 sítios. Portugal está presente nesta listagem com 13 sítios inscritos, aos quais se acrescentam 24 outros bens de origem portuguesa espalhados pelo mundo. O último a entrar neste rol foi a Praça de São Francisco, em São Cristóvão, no estado brasileiro do Sergipe, cuja inscrição foi aprovada durante a reunião em Brasília.
 
Já a candidatura do Forte de Jesus, em Mombaça, no Quénia, outro bem de influência portuguesa cuja candidatura foi analisada durante a 34ª Sessão do Comité do Património Mundial, deverá ainda ser mais trabalhada para posterior reavaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário