O
estilo barroco, consequência directa da Contra-Reforma, nasceu para
enaltecer Deus de forma grandiosa e apaixonada, utilizando traços
exagerados, redundantes, que prendem o espectador mais pela emoção do
que pela razão. Atribui-se aos mestres da Renascença a criação do novo
estilo, para se opor ao equilíbrio, linearidade e harmonia próprios do
classicismo.
A origem da palavra barroco é obscura, mas admite-se como explicação aceitável, que barroco era o adjectivo que designava certas pérolas de superfície irregular e preço inferior. De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura "bizarra", "extravagante".
Apesar de todas as críticas acirradas que lhe foram feitas no século XIX, o barroco é hoje resgatado como expressão artística e estética válida e poderosa. De acordo com o escritor e poeta Ferreira Gullar, Prémio Camões 2010, em O Olhar – Barroco Olhar e Vertigem, o Brasil é um país barroco, sobretudo nas suas paisagens. Os montes recortados brasileiros, que tanto influenciaram o arquitecto Oscar Niemeyer, inspiraram uma das características mais fortes do barroco: a linha curva, suplantando a linha recta. “O barroco é uma arte essencialmente retórica, que explora a ilusão de óptica, que conduz ao delírio e à vertigem e consequentemente à ilusão”, afirma Gullar.
No
Brasil, o barroco, por influência directa de Portugal, floresceu a
partir da descoberta do ouro, em Minas Gerais, tendo atingido grande
esplendor na Bahia, durante o ciclo do açúcar.
Foram as ordens religiosas - jesuítas, beneditinos, carmelitas e franciscanos - que trouxeram o barroco para o Brasil. Na Bahia, imperou o barroco das igrejas douradas. O melhor exemplo do movimento está na Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, uma das igrejas mais ricas do país, com o seu interior completamente forrado a folhas de ouro.
Foram as ordens religiosas - jesuítas, beneditinos, carmelitas e franciscanos - que trouxeram o barroco para o Brasil. Na Bahia, imperou o barroco das igrejas douradas. O melhor exemplo do movimento está na Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, uma das igrejas mais ricas do país, com o seu interior completamente forrado a folhas de ouro.
Depois
de Salvador, a cidade de Cachoeira reúne o mais importante acervo
arquitectónico no estilo barroco; mas quase todos os municípios da
região - Santo Amaro, São Félix, Maragogipe, Jaguaripe, Itaparica e
Nazaré - guardam também verdadeiros tesouros barrocos.
O
barroco brasileiro foi directamente influenciado pelo barroco
português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquitecto Antônio Francisco Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte carácter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.
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