TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DORIAN GRAY CALDAS, O GRANDE ARTISTA PLÁSTICO, ESCRITOR E POETA DO RN-BRASIL, CELEBROU O SEU MAGNÍFICO 81º. ANIVERSÁRIO





DORIAN GRAY CALDAS, o nosso querido amigo, com quem ainda hoje tivémos o grande prazer de almoçar e saborear a sempre gostosa convivência culta e afetuosa, juntamente com outro nosso comum amigo Enélio Lima Petrovich - nosso presidente do IHG-Instituto Histórico Geográfico que é, também como Dorian, uma verdadeira instituição cultural do  Estado do Rio Grande do Norte-Brasil - celebrou, no passado dia 16 de Fevereiro, o seu brilhante 81º. Aniversário.

 Apesar deste atrazo de 3 dias não queremos deixar de celebrar aqui mais esta jubilosa efeméride do seu 81º. aniversário, dedicando-lhe a recordação de  algumas das palavras a seu respeito, que já haviamos escrito e aqui publicado, como Tributo de  Homenagem que, então, lhe prestámos nesta nossa Revista - Cultural,  "Culturas e Afetos Lusófonos",  por ocasião das celebrações dos seus 80 anos de vida e 60 de carreira, que ao longo do ano de 2010, foram sendo realizadas por várias instituições culturais e acadêmicas. 

Celebremos, agora, os seus ainda muito laboriosos 81 anos de profícua existência, em constante trabalho criativo. Lembremos:













..." Dorian Gray Caldas é um é um dos mais importantes artistas plásticos Brasileiros, justamente credor de grande prestígio estadual, nacional e internacional,

Criador livre, eclético, inspirado pelas “Lendas e Mitos do Brasil” (sub-título de “ENCANTADOS” (um dos seus belíssimos livros ilustrados que tenho o gosto de possuir, ofertado com carinhosa dedicatória de 1995) que ama o maravilhoso, o fantástico e que o levou a distinguir-se num estilo, em que “O Traço, A Cor e o Mito” (outro título de uma de suas obras, que também nos ofertou com dedicatória amiga de 1995), são a sua marca distintiva.

...Dorian Gray Caldas é, certamente, um poeta que pinta, desenha, esculpe, tece, escreve e pensa. Para mim e para todos que o conhecem bem, é uma das maiores figuras vivas da cultura do Rio Grande do Norte e um brilhante intelectual e artista ímpar do Brasil. 

Um caso raro nos dias de hoje de alguém que é, simultaneamente, portador das referências e dos valores Éticos, Estéticos e Poéticos do Renascimento, do Iluminismo, do Modernismo e do Pós Modernismo. Um “Renascentista Pós-Moderno”, do século XXI Um Homo Humanitas Universalis"  !












UM RENASCENTISTA PÓS-MODERNO

Como um diamante bem lapidado
De brilho intenso e transparente
É artista e pensador poli-facetado
irradiando sempre Luz imanente

Artista vário, pensador com valores humanistas
concebe uma Estética com Ética de altruísmo
Ele é um dos já raros criadores Renascentistas
De quem também jorra sábio e belo Iluminismo

Homo Humanitas Universalis nas artes e na poesia
No pensamento profundo, tradicional e modernista
Alarga sua visão já para um pós-modernismo à revelia
Ele é Dorian Gray Caldas, Sábio Doutor, Grande Artista

    
Carlos Morais dos Santos

2 comentários:

  1. SOBRE DORIAN GRAY - JUSTISSIMA HOMENAGEM A QUEM SÓ FAZ HOMENAGENS COM A SUA ARTE.


    LÚCIA HELENA PEREIRA
    NATAL-RN

    ResponderExcluir