TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Agostinho da Silva…’Namorando o Amanhã’!”


Agostinho da Silva -filósofo, poeta e ensaísta português (Porto, 13 de Fevereiro de 1906 — Lisboa, 3 de Abril de 1994),

Luís Carlos Santos e Maurícia Teles, dois estudiosos do pensamento de Agostinho da Silva, foram os oradores na sessão que assinalou a data de nascimento (13/2/1906) do filósofo, poeta e ensaísta.

“Agostinho da Silva…’Namorando o Amanhã’!” foi o tema apresentado na Casa Amarela -Escola Aberta Agostinho da Silva, em Alhos Vedros, Portugal, no passado domingo, numa organização da CACAV. Ambos os oradores convidados falaram da vida e obra de Agostinho da Silva.

Luís Carlos Santos falou do percurso biográfico e de algumas das ideias de Agostinho da Silva, destacando três grandes períodos na vida desta grande figura da cultura portuguesa: a primeira fase em Portugal (1906-1944); exilado no Brasil (1944-1969); e regresso a Portugal (1969-1994).

Na primeira fase, Agostinho da Silva doutorou-se em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras do Porto, aos 23 anos. Colabora nas revistas “Águia” e “Seara Nova”, convivendo com grandes intelectuais da época, nomeadamente, Raul Brandão, António Sérgio, Fernando Pessoa, e Teixeira de Pascoaes.

Foi expulso do Liceu Nacional de Aveiro, devido às suas ideias não se enquadrarem no regime do Estado Novo. Porque se recusa a assinar a chamada Lei Cabral, que o obrigava a declarar que “não pertencia a nenhuma organização exotérica ou secreta”, Agostinho não pertencia a nenhuma dessas organizações mas não queria privar-se de um dia vir a pertencer, por isso e devido a problemas que teve com a igreja católica, foi preso e acaba por exilar-se no Brasil.

No Brasil fez uma grande obra, foi professor em diversas universidades, fundou a Universidade de Santa Catarina, o Centro de Estudos da Bahía, e o Centro de Estudos Portugueses em Brasília.

Já em Portugal, em 1970, escreveu o livro “Educação de Portugal”, enunciando um conjunto de ideias e de princípios, onde afirma que, para ele, ‘Portugal é a Língua Portuguesa’, que se deve estender por todo o mundo.

Os ensinamentos de Agostinho da Silva

Maurícia Teles  lembrou os “Cadernos de Iniciação”, para a juventude, pequenos opúsculos onde  Agostinha da Silva se debruçava sobre os mais diversos temas, como a vida das abelhas e de outros animais, biografias, biologia, botânica, entre outros.

Maurícia Teles conheceu Agostinho da Silva, a partir do seu livro “Dispersos”, uma compilação de vários textos, lançado em 1988, começando depois a conviver mais de perto com ele. Agostinho da Silva era uma pessoa que sempre transmitia algo de si próprio, estando atento aos outros, e costumava dizer: “o interessante é estarmos atentos àquilo que a vida nos quiser reservar e trazer”, isto estava muito na base do pensamento de Agostinho da Silva.

A partir do seu próprio exemplo, de quando foi expulso do liceu e ficou sem meios de sustentar a família, afirma que, por vezes há males que são necessários, pois foi isso que lhe trouxe outros aspectos bastante positivos na sua ida para o Brasil. “O mal que vemos é aguilhão para o bem que se deseja”, é um dos seus ensinamentos.

Agostinho da Silva, para além dos assuntos de cariz mais espiritual e filosófico, interessava-se por assuntos políticos e pela forma como os povos vivem. Muitas das suas reflexões tinham a ver com aspectos concretos da vida, dizendo ele que “ninguém poderia ter acesso à cultura se não tivesse as bases fundamentais para a vida, como a alimentação, a saúde e a habitação.

Agostinho da Silva deixou um importante legado pedagógico, sempre pela criatividade, pela liberdade e o estar atento para que não se deformassem as crianças, nem pelo sistema de ensino nem pela sociedade. Tudo isto integrado no culto popular do Espírito Santo, festa realizada no reinado de D. Dinis, que vislumbrava alcançar uma idade de maior fraternidade para a humanidade, em que tudo era partilhado e a pureza da criança respeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário