TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Professora brasileira vencedora de viagem a Portugal relata a experiência


Vanessa Fauth foi escolhida entre 1.023 colegas do Jornal na Sala de Aula e premiada com viagem a Portugal 

Novo Hamburgo - A professora Vanessa Carine Fauth voltou de Portugal no último dia 24 de janeiro impressionada com o hábito da leitura mantido pelo povo português. "Onde a gente olha, vê alguém com um livro na mão", comenta. A viagem foi o prémio recebido por ter sido sorteada entre 1.023 colegas de profissão no programa Jornal na Sala de Aula.

No intercâmbio, a professora do 4.º ano da Escola Municipal Duque de Caxias, de Campo Bom, conheceu a capital portuguesa, Lisboa, onde visitou uma escola privada e outra pública. Uma troca de experiências entre alunos dos dois países ficou alinhavada. "Fui muito bem recebida e tratada lá", elogia Vanessa.

Conteúdos são semelhantes

As estruturas das escolas portuguesas são semelhantes às brasileiras em relação ao espaço físico, embora as salas de aula que Vanessa Carine Fauth visitou tenham pelo menos um computador para uso do professor. As listas de chamada são informatizadas e os alunos podem usar os laboratórios. "Os conteúdos ensinados são parecidos aos daqui", comenta Vanessa.

Diferentemente daqui, as escolas que visitou não desenvolvem ações como o Jornal na Sala de Aula. Por causa do hábito da leitura, os estudantes têm uma boa produção textual e oral. "É bem nítido que o desempenho escolar é facilitado pelas condições oferecidas", avalia a professora. As escolas de Portugal já enquadraram os conteúdos ao acordo ortográfico.

Aula em turno integral na capital

Na capital portuguesa, os estudantes iniciam as atividades às 9 horas e ficam nas instituições de ensino até por volta das 16h30. "A maioria desenvolve outras atividades na escola até por volta das 19 horas", relata Vanesa. Na rede pública, grupos de voluntários ajudam a organizar as tarefas para ocupar as crianças enquanto os pais não chegam. "Isso também ocorre pela manhã, quando os pais precisam deixar os filhos mais cedo para ir trabalhar", reforça. O material escolar e os livros didáticos são comprados pelas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário