TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ULISSES LEOPOLDO, Artista Plástico especializado em Marchetaria, Expõe suas belas obras em sua cidade de Natal,RN-Brasil







Temos o prazer de apresentar Ulisses Leopoldo, um artista plástico especializado numa arte já rara nos dias de hoje e temos, também, a felicidade de ter este artista como nosso amigo e distinto colega da profissão de médico cirurgião dentista, que exerce nesta aprazível cidade de Natal, que também escolhemos como nossa cidade de residência e de trabalho. Neste momento Ulisses Leopoldo expõe num dos salões de exposição do belo edifício do "Campus Avançado Cidade Alta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Natal - Brasil. 

A exposição decorrerá até ao dia 10 de Janeiro de 2011 e exortamos os nossos amigos e leitores de Natal que a visitem. Vale a pena apreciar a arte de Marchetaria do artista.

Ulisses Leopoldo, artista plástico potiguar, apaixonado pela marchetaria, antiga arte que conta com pouquíssimos artistas nos dias de hoje, apresenta uma magnífica exposição individual de belíssimas obras.

Estivemos presentes nesta exposição, acompanhados pelos nossos amigos Carlos Morais dos Santos (editor deste nosso blogue) e sua esposa Selma Calasans Rodrigues e, nas fotografias que se seguem, damos a conhecer algumas das obras ali expostas.















Ulisses Leopoldo junto de duas suas obras
 

Ulisses Leopoldo, Carlos Morais dos Santos,
Rubens Barros de Azevedo




Selma Calasans Rodrigues, Ulisses Leopoldo e Carlos Morais dos Santos

ULISSES LEOPOLDO - brasileiro do Rio Grande do Norte, é Cirurgião-Dentista e  Artista Marcheteiro autodidata. Começou a fazer marchetaria no período acadêmico na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1974. 
Iniciou-se nesta arte por mero acaso, pois, até então, e por alguns anos depois, não tinha nenhum tipo de informação do que fazia. Até mesmo o nome de sua arte lhe era desconhecido. Já formado mudou-se para o Rio de Janeiro e foi por lá que teve as primeiras informações e ouviu também pela primeira vez a palavra MARCHETARIA. 
No Rio de Janeiro participou de várias exposições coletivas, sempre ao lado de seus colegas Dentistas, em Salão de Artes e fez, amadoristicamente, sua primeira mostra individual.
 
De volta a Natal, em 1992, resolveu desenvolver e aperfeiçoar seu trabalho e, ano após  ano, vem evoluindo, sendo cada vez mais aceito pelo público e pela crítica. Sua base estilística é o figurativo, mas, atualmente, já se arrisca na criação de uma série de trabalhos abstratos, todos em madeiras. Entre exposições individuais, coletivas e salões, tem perto de 50 mostras no seu currículo e alguns prêmios.
 
Algumas referências de intervenções de Ulisses Leopoldo, relacionadas com a marchetaria:
- Inaugurou o espaço (capítulo) cultural da revista odontológica: Jornal de Assessoria ao Odontologista, do Paraná;
- Tem sua obra incluída no livro Construindo a Cidadania por meio dos Temas Transversais - Editora CDL (Difusão Cultural do Livro) - SP;
- Escolhido Artista Plástico do Ano em 2007 pelo Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN).
 
O QUE É MARCHETARIA - É a arte de incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de materiais diversos (metais, madeiras, pedras, tartaruga, madrepérola, marfim e outros) sobre uma superfície plana, obtendo-se daí figuras decorativas ou artísticas, também planas. Ulisses Leopoldo escolheu como seu material de trabalho somente as madeiras em seus tons e texturas naturais.
 
TIPOS DE MARCHETARIA
- Marchetaria em palha ou folhas desidratadas: Usada em móveis, caixas e quadros;
-Tarsia Topo ou marchetaria em bloco: Feita com peças maciças, é usada na confecção de utilitários, bijuterias, filetes decorativos e esculturas;- Tarsia Geométrica ou de Revestimento: Consiste na aplicação de lâminas finas de materiais sobre superfície planas. É usada na confecção de móveis, caixas, quadros e painéis internos. Este é o tipo de marchetaria  utilizado pelo artista em questão;- Tarsia Incastro: Recorte simultâneo das peças. É usada na confecção de móveis, caixas e quadros.
 
MARCHETARIA NO MUNDO
Primeiras descobertas:
- Bacia de pedra calcária por volta de 3000 a. C. na Mesopotâmia;
- Caixão de madeira da Dinastia Yin (1300 a. C. /220 a.C.) na China;
- Peça de embutimento no palácio do rei Mausolo, confeccionada em mármore, em Helicarnasso (Ásia Menor), por volta de 350 a.C.

DIFUSÃO - Largamente usada no Egito Antigo, na confecção de pisos de palácios dos Faraós, chegou ao Oriente Médio, provavelmente levada pelos Hebreus libertados da escravidão egípcia e, por fim, à Europa, trazida pelos Mouros. Neste último continente ela teve seu maior desenvolvimento e variações importantes da sua forma de confecção.

PAÍSES EUROPEUS ONDE A MARCHETARIA TEVE GRANDE IMPORTÂNCIA:
Portugal, Espanha,Itália, Alemanha e, principalmente, França.
 
NO BRASIL - Trazida pela família Real ela se expandiu por todo o território nacional, e foi mais difundida no Estado de Minas Gerais.

A marchetaria tem sido mais usada como elemento decorativo na confecção de móveis e peças utilitárias. Poucos marcheteiros a usam como forma de arte (quadros e painéis) e é, justamente assim, que ela é confeccionada por Ulisses Leopoldo.
 
CURIOSIDADES SOBRE AS MOSTRAS DE ULISSES
a) Só faz exposição individual, no mesmo lugar, de dois em dois anos;
b) Em todas as suas individuais só apresenta número ímpar de peças,
c) Em todas as mostras individuais inclui um quadro de girassol, de um galo
ou dos dois.
CONTATOS
ulel@bol.com.br (Ulisses Leopoldo)
Tel.: 8876 5910 – 9977.3227 – 3217.8609 – 3211.5177
Postagem de fotos e texto por
Rubens Barros de Azevedo

Rubens Barros de Azevedo 
Médico Cirurgião Dentista (Apos.)
Escritor, conferencista, divulgador e promotor cultural 
Diretor-Editor do Blogue CeAL

2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho de Ulisses Leopoldo Uma obra de arte que merece ser vista e apreciada . E a divulgação da Marchetaria aqui no Blog também foi iniciativa interessante.
    Abraços
    Maria Cristina (Curitiba)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, linda história do Sr. ULISSES LEOPOLDO artista plástico especializado em Marchetaria. Eu gostaria de saber se o senhor ainda trabalha com marchetaria, se sim, eu gostaria de saber a onde encontra-lo pq eu gostaria de ter uma obra de arte dele em minha casa.

    ResponderExcluir