TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portugal comemorou o 1º De Dezembro de 1640 - Dia da Restauração da Independência Filipina

Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada no dia 1º de Dezembro de 1640, em Portugal, contra o domínio da dinastia filipina dos Habsburgos que se prolongava desde1580.

Antecedentes

Quando em 1578 Portugal foi derrotado na batalha de Alcacer Quibir, o país ficou sem rei - D. Sebastião, morto na batalha - e sem sucessor. Durante dois anos, o trono ainda foi  ocupado pelo Cardeal-Rei D. Henrique, mas os direitos invocados pelo monarca Habsburgo acabaram por prevalecer.

A ideia de recuperar a independência  foi-se entretanto tornando  cada vez mais poderosa e a ela começaram a aderir todos os grupos sociais.

Em Espanha, o rei Filipe IV enfrentava dificuldades: continuava em guerra com outros países; o descontentamento da população aumentava; rebentavam revoltas em várias regiões - a mais violenta, a revolta da Catalunha (1640), obrigando Madrid a deslocar tropas para a regiião. Todas estas circunstâncias acabaram por criar a oportunidade que os portugueses havia muito tempo esperavam.

Os nobres revoltosos convenceram D. João de Bragança, que vivia no seu palácio de Vila Viçosa, a aderir à conspiração.

Aclamação do rei D. João IV - estava instaurada a dinastia portuguesa da Casa de Bragança

O dia 1 de Dezembro

Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos por "conjurados", entram no palácio real do Paço da Ribeira e rapidamente controlam a guarda. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos, que executam, e obrigam pela força a duquesa de Mântua, no cargo de Vice-Rei,  a ordenar a rendição das forças castelhanas acantonadas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo.

Embora conduzida e executada pela nobreza portuguesa, a revolução tem aceitação total. Em todo o país, quando se conhece a boa nova da destituição da duquesa e do fim do domínio dos Habsburgos, há movimentações de regozijo. Várias cidades do país declaram o seu apoio a D. João IV.

O duque de Bragança chega a Lisboa no dia 6 de Dezembro para ser aclamado rei. Nas duas semanas que se seguem, todo o país, nobres e municípios, se declara por D. João IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário