TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição: Padroeira de Portugal - Nossa Senhora Aparecida: Padroeira do Brasil


A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mácula de pecado original. A celebração da Imaculada Conceição, assinalada a 8 de dezembro, foi definida como  festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.

No dia 25 de Março de 1646, o rei português D. João IV promoveu uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou Padroeira e Rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português colocou a coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está sempre colocada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.

No Brasil, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, recolhida em 1717 do rio Paraíba do Sul pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves daria origem ao  culto de Nossa Senhora da Conceição Aparecida,  proclamada em 1930 pelo papa Pio XI Rainha do Brasil e sua Padroeira.

Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1980, a República Federativa do Brasil reconheceu oficialmente Nossa Senhora Aparecida  Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Conceição continua  sendo objecto de profunda devoção em vários Estados do Brasil, em particular no Nordeste, onde hoje têm lugar inúmeras celebrações religiosas para assinalar o dia. Ela é a santa protectora do Recife e a padroeira da Bahia, onde, através do sincretismo  com  religiões africanas, surge associada a Oxum, deusa  das águas doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário