TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cáceres, MG - Brasil, fundada pelos Portugueses, passou a integrar património cultural do Brasil

Igreja Matriz São Luís, em Cáceres
Igreja Matriz de Cáceres, com o Marco do Jauru, construído em Lisboa, em primeiro plano

O Conselho Consultivo do Património Cultural aprovou no dia 09 de Dezembro a inclusão do município de Cáceres, cidade fundada pelos Portugueses, no Estado de Mato Grosso, na lista do Património Cultural do Brasil. A proposta de classificar o conjunto urbanístico e paisagístico da cidade  foi apresentada pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Para Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan, "a classificação de Cáceres é um marco na estratégia de proteção e conhecimento no processo de definição da fronteira do Brasil, e sem dúvida, a acrescentar ao conjunto das cidades de Corumbá e Vila Bela da Santíssima Trindade e dos Fortes de Príncipe da Beira e Coimbra".

Desde sua fundação, no século XVIII, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras  das terras lusas e castelhanas. Também foi fundamental para a defesa da fronteira entre terras brasileiras e bolivianas, representando importante documento da história urbana do país.

A história de Portugal e do Brasil na fronteira com a Bolívia

A vila de São Luís de Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778 na margem esquerda do rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, pelo tenente de Dragões António Pinto Rego e Carvalho, por determinação do quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. Objectivo  - reforçar a presença da Coroa Portuguesa na área de fronteira com os domínios da Espanha.

O local era estratégico para a defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso em função da facilidade de comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e com a capitania de São Paulo pelo Rio Paraguai.

Ao lado da Matriz, na Praça Barão do Rio Branco, está o Marco do Jauru, construído em Lisboa, que foi implantado à margem do rio Jauru em 18 de janeiro de 1754, pelo primeiro governador de Mato Grosso, Dom António Rolim de Moura Tavares, para demarcar a fronteira dos domínios de Portugal e Espanha, de acordo com o estipulado no Tratado de Madrid. Em 2 de fevereiro de 1883 esse Marco foi removido e colocado no local onde agora se encontra.

Atualmente, ainda existem imponentes construções como as da Fazenda Descalvados com capela, casa grande, alojamento de operários e instalações industriais, que ainda são utilizadas pelo eco-turismo. A navegação no Rio Paraguai  proporcionou a chegada de novos materiais de construção e novas influências, o que resultou na arquitetura eclética e rebuscada de grande parte dos imóveis do centro histórico de Cáceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário