TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Recital de piano pela pianista portuguesa Teresa Palma Pereira, na Embaixada de Portugal em Brasília


O Centro Cultural da Embaixada de Portugal/Instituto Camões promoveu do passado dia 2 de Dezembro,  às 19:30,  um recital pela pianista Teresa Palma Pereira. Foram executadas obras de Chopin, Liszt e Schumann.

Teresa Palma Pereira iniciou os estudos de piano com sete anos, com a Professora Mariana Cruz, tendo completado o ensino médio com 20 valores. Concluiu com vinte anos a Licenciatura em Piano, na Escola Superior de Música de Lisboa, como aluna da Professora Tania Achot, com 19 valores. Estudou ainda com os pianistas Artur Pizarro, Grigory Gruzman e Jan Michiels e, mais recentemente, com Claudio Martinez-Mehner, Professor na Escuela Superior Reina Sofia de Madrid e Professor catedrático do Conservatório Superior de Aragón. Tem também sido ouvida e apreciada por relevantes figuras do panorama musical português, como os pianistas Jorge Moyano e Adriano Jordão.

Obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano Maria Campina, em 2002. Foi terceira classificada (primeira em Piano) no Concurso da Juventude Musical Portuguesa, em 1994. Obteve o segundo lugar nos Concursos Nacionais de Piano Maria Campina, em 1999 e 2001, de Jovens Pianistas da Fundação Rotária Portuguesa (Patrono Adriano Jordão ), em 2001, e o segundo lugar no Prémio Jovens Músicos , em Música de Câmara, da Rádio Difusão Portuguesa, em 2006.

Mais recentemente, já em 2010, foi distinguida com um Diploma de Mérito no Concorso Internazionale Giovanni Musicisti “Città di Barletta”.Obteve o 2º Prémio, bem como uma menção especial do júri pela interpretação de “Out of Doors“, de B. Bartók, no prestigiado Concours International de Piano Son Altesse Royal la Princesse Lalla Meryem, em Marrocos, presidido pelo pianista Dominique Merlet.

Participou, como executante, nas Master-Classes dirigidas por Miguel Henriques, Fausto Neves, Pedro Burmester, Helena Sá e Costa, Luiz Moura Castro, Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov, Galina Eguizarova, Eldar Nebolsin, Liudmila Roshina e Claudio Martinez-Mehner.

Concluiu o Mestrado em Performance – Piano, na Universidade Católica do Porto, com 20 valores na prova de concerto. Sob a direcção de Jan Michiels, pianista belga, laureado do Concurso Rainha Elizabeth, acabou de concluir a pós-graduação em piano no Conservatório Real de Bruxelas, com elevada Distinção.

Nesse Conservatório, ganhou um concurso, em 2009, entre os melhores alunos de todos os instrumentos, para actuar como solista com a conceituada Orquestra de Câmara de Bruxelas (que actua regularmente com grandes nomes do panorama internacional, como Boris Berezovsky) no Concert Hall do mesmo Conservatório.

Foi admitida a doutoramento em música – performance (piano) na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sob a orientação da Professora Sofia Lourenço.

Tem realizado vários recitais - no Palácio Foz, em Lisboa, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, na Fundação Engenheiro António de Almeida e na Ordem dos Médicos, no Porto, no Centro Cultural Gulbenkian de Paris, no Conselho da Europa, em Estrasburgo, e no auditório da cidade de Umeo, na Suécia.

Participou no Festival Pablo Casals, de Prades, em França e no Festival Internacional Bartók, em Szombathely, na Hungria. Tem actuado, regularmente, com orquestras de vários países - Orquestra de Câmara de Sevilha, sob a direcção do Maestro Ivo Cruz; Orquestra Clássica de Espinho, sob a direcção do Maestro Pedro Neves; Orquestra de Câmara de Bruxelas e a Orquestra Clássica do Algarve, sob a direcção do Maestro Osvaldo Ferreira. Actuará em Maio de 2011 com a Orquestra da Madeira, dirigida pelo Maestro Rui Massena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário