TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Festival de Cinema Luso-Brasileiro presta homenagem ao decano cineasta português Manoel de Oliveira e leva «O Estranho Caso de Angélica» a Cannes

Manoel de Oliveira leva «O Estranho Caso de Angélica» em Cannes

O Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, no norte de Portugal, começou no passado domingo, dia 5 de Dezembro e dedica uma das suas edições com mais estreias de sempre ao realizador Manoel de Oliveira, que dia 11 completa 102 anos e a 12, no encerramento do certame, ali estreia o seu último filme, "O estranho caso de Angélica".

Para Américo Santos, director do festival que se realiza há 14 anos, o evento cumpre assim dois objectivos: por um lado, «presta homenagem a um grande realizador», exibindo não só os seus filmes como aqueles em que é ele próprio objecto de cinema; por outro, na medida em que o cineasta associa ao certame tanto o seu aniversário como a estreia de «O Estranho Caso de Angélica», fica demonstrada «a consolidação que o festival já conseguiu atingir».

Recordando que em 2009 os filmes a concurso tinham o amor como tema comum, Américo Santos adianta que, este ano, os trabalhos seleccionados abordam temáticas que «se situam até nos antípodas», de acordo com uma escolha que privilegiou apenas «a qualidade intrínseca das obras».

A competição oficial integra por isso quatro longas-metragens brasileiras e uma portuguesa, sendo que na categoria das curtas estão a concurso 18 obras nacionais e 11 brasileiras.

Américo Santos garante que «esta é uma das edições com mais estreias de sempre em toda a história do festival» e, entre as fitas brasileiras, destaca: o documentário «Morada», de Joana Oliveira; «Cat Effekt», de Gustavo Jahn e Melissa Dullius; e os filmes ainda não finalizados «Corpo Presente», de Marcelo Toledo e Paolo Gregori, e «Nove Crónicas para um Coração aos Berros», de Gustavo Galvão.

Já no que se refere à selecção portuguesa, o director do Festival de Cinema Luso-Brasileiro acrescenta outras obras ao filme de Manoel de Oliveira: «A Minha Rua», de Diogo Varela; «Casa», de André Gil Mata; «Descalço», de Tomás Baltazar; e «Acreditados», de Rui Pedro Tendinha, que é, aliás, uma produção do próprio festival.

Quanto ao realizador em foco em 2010, Américo Santos revela que esse é Miguel Gonçalves Mendes, autor do filme «José e Pilar», cabendo à cineasta Cláudia Varejão representar os valores emergentes do cinema nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário