TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lisboa gostaria de terminar projecto de Óscar Niemeyer


O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, garantiu hoje, em declaraçÕes à Agência Lusa, que a cidade tem todo o interesse em terminar o projeto do arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer para a futura sede da Fundação Luso-Brasileira.

“Para nós era uma honra enorme podermos ter uma obra desse grande arquiteto na cidade de Lisboa, mas é preciso encontrar alguém que tenha um projeto para o desenvolvimento daquelas instalações”, disse o autarca.

Em julho, Niemeyer disse  estar disponível para passar por Lisboa, se houver interesse das autoridades locais em retomar o projeto concebido no início dos anos 90.

O projeto prevê um edifício-sede, um anfiteatro, uma zona comercial, espaços para exposições e uma biblioteca, além de um instituto para formação de quadros dos países lusófonos.

“A Fundação Luso-Brasileira desinteressou-se por razões várias, mas tínhamos muito gosto que pudesse ser uma grande obra. Lisboa merecia uma obra de Óscar Niemeyer e temos o dever para com o arquiteto de concluir aquela obra”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Lisboa disse ainda ter esperança que a solução seja encontrada “em vida de Óscar”, que completou recentemente 103 anos.

Óscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares - Raízes portuguesas


Oscar Niemeyer recebeu, em Julho passado, no seu ateliê na avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, o Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal no Brasil. Carlos Fino, que era acompanhado pelo então Secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, presenteou o arquiteto brasileiro com uma coleção completa em DVD dos 13 programas da série televisiva "Brasil, Portugal - Lá e Cá", uma coprodução da TV Cultura de São Paulo com a RTP2, de Portugal, em que participou, tendo convidado Oscar Niemeyer a integrar uma segunda série, atualmente a ser considerada.

Na ocasião, Oscar Niemeyer afirmou continuar esperançado em ver terminada a sede da Fundação Luso-Brasileira, em Lisboa, o seu único projeto em Portugal continental, estando disponível para se deslocar à capital portuguesa para falar com as autoridades locais.

"Toda a vida sempre me senti mais Ribeiro de Almeida” - afirmou Niemeyer, referindo-se ao avô materno de origem portuguesa com quem mantinha uma forte ligação afectiva.

O arquiteto, cujo nome completo é Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, falou do Brasil "como a continuação de Portugal", com "o mesmo espírito, as mesmas tendências – a bondade, o espírito de solidariedade, a simplicidade, o mesmo espanto perante a grandeza do Universo". A própria arquitetura brasileira antiga, sublinhou, "é a continuação da arquitetura portuguesa". Por tudo isso - disse - "Vamos continuar, como sempre, países irmãos e amigos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário