TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro promove concurso para escolha do melhor Bolo Rei



A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro lançou um concurso entre padarias e confeitarias do Rio de Janeiro para  escolha do melhor Bolo Rei – uma tradição, trazida pelos imigrantes portugueses para o Brasil.

"O evento faz parte das comemorações de 100 anos da instituição, que se celebram em 2011", disse o presidente da Câmara Portuguesa, Paulo Elísio de Souza.

A exposição dos bolos e o anúncio do vencedor terão lugar no próximo dia 06 de janeiro, Dia de Reis, no Hotel Pestana, em Copacabana.

Chefes de cozinha e personalidades da comunidade luso-brasileira farão parte do júri que irá avaliar os quatro principais itens dos bolos: apresentação, textura, sabor e aroma.

Os interessados em  inscrever-se no concurso podem ligar para 22201083 e 2533-4189 ou enviar uma mensagem para atendimento@camaraportuguesa-rj.com.br


Para quem não tem uma receita de Bolo Rei tradicional e deseja produzir este delicioso bolo, podem aprender através do excelente e bem explicativo vídeo, cujo código abaixo reproduzimos:



http://www.youtube.com/watch?v=kyNJMu6wwm0



Bolo Rei é um bolo tradicional português que se come na consoada por alturas do Natal (25 de Dezembro) até ao Dia dos Reis (6 de janeiro), numa clara alusão aos mesmos (reis magos). De forma redonda com grande buraco no centro lembra uma coroa pintalgada por frutos secos e cristalizados.

No interior do bolo Rei encontram-se misturadas com a massa branca e fofa: passas de uva, frutos secos, frutas cristalizadas além da característica fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar). Inicialmente escondia-se também em cada bolo rei uma pequenina surpresa ou brinde. A inclusão de brinde foi proibida pela União Europeia, por alegados motivos de segurança, já que o brinde é feito de metal.

No Brasil também existe a tradição do Bolo Rei, que remonta ao período colonial e é uma herança cultural portuguesa. À pessoa que encontra a fava, cabe o dever de oferecer em retribuição ao dono da casa, no ano seguinte, um Bolo Rei.
  
O novo e belo "bolo-rei Gourmet"




A Associação Comercial de Braga (ACB) criou um novo conceito de bolo rei, denominado "Gourmet", com menos açúcar e mais fruta natural, que vai ser apresentado na Festa do Bolo Rei, anunciou hoje fonte da ACB.

Com a intenção de produzir um Novo Bolo Rei que pudesse também ser consumido por todos os consumidores a quem a presença de frutas cristalizadas no tradicional Bolo Rei fosse desaconselhável, a Associação Comercial da cidade de Braga - capital da região do minho - decidiu pegar no tradicional bolo-rei e transformá-lo. Em poucos meses nasceu o Bolo Rei "Gourmet", com marca registada e certificada. Abaixo convidam-se os leitores a verem o vídeo do anúncio desta iniciativa Bracarense dada pela Televisão de Portugal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário