TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, faz palestra sobre "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa" na Tertúlia Cultural da celebrada Livraria Ler Devagar, em Lisboa



No pasado dia 12 de Julho, das 21,30H às 24H, o Editor/Administrador do nosso Blog-Revista "Culturas e Afectos Lusófonos", Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, proferiu, a convite do fundador e animador da Tertúlia Cultural Parodianos, Dr. Felício Correia, no espaço cultural da famosa Livraria Ler Devagar, em Lisboa, uma palestra com o tema "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa", facetas do grande e genial Poeta dos hetrónimos, que têm sido estudadas e investigadas desde há anos por Carlos Morais dos Santos.

A Sala de eventos culturais da "Livraria Ler Devagar", encontrava-se repleta de amantes e estudiosos da obra Pessona que dedicaram grande atenção à palestra, que Carlos Morais dos Santos ilustrou recitando vários poemas que sustentaram a sua análise explicativa sobre os vários simbolismos presentes nas obras de Fenando Pessoa e seus heterónimos e personificando o Poeta, ao envergar em cada um desses momentos um chapeu semelhante ao de Fernando Pessoa, foi mostrando as influências de diferentes disciplinas essotéricas e herméticas que atravessam horizontalmente toda a obra Pessoana, destacando, em especial a enorme carga de todos os simbolismos místicos e esotéricos contidos na obra maior do poeta - A MENSAGEM.

No final, Carlos Morais dos Santos terminou a sua palestra com a leitura recitada de um poema de Fernando Pessoa da obra "Mensagem" e outro de sua autoria que ìnvoca o genial Poeta, poemas que interpelam sobre a situação actual de grande crise por que passa Portugal. 

O debate que se seguiu, coordenado por Felício Correia, foi bastante animado e permitiu a alguns intervenientes, ao moderador Felício Correia e ao palestrante, desenvolverem várias questões que foram colocadas, que assentuam a natureza de profundo simbolismo esotérico e filosófico que reflecte toda a Obra Pessoana, e que marca de modo ímpar na história da literatura ocidental a erudição do genial poeta criador do modernismo português. A sessão terminou com uma generosa e prolongada salva de palmas dirigidas ao palestrante que retribui de igual modo e que, no final, recebeu ainda inúmeros cumprimentos pessoais de vários participantes.

A seguir  apresentam-se algumas fotografias que documentam os vários momentos deste evento cultural que encerrou de modo marcante o ciclo 2010/2011 dos eventos culturais da Tertúlia Cultural Parodianos, tendo o fundador e cordenador Felício Correia sido bastante felicitado pelo interesse e qualidade dos eventos que tem promovido até aqui.


































Um comentário:

  1. A linha contìnuamente ascendente que, desde há já quase 2 anos, tem vindo a ser descrita pelo número de visitantes de um Blog que "pensa no todo florestal e não numa só árvore" revela-nos um caso em que o sucesso vem premiar o talento e a coragem. Fá-lo com toda a justiça:
    Podemo-nos interrogar se as árvores já eram um conjunto antes de a palavra "floresta" as vir irmanar. Mas sabemos, com toda a certeza, que elas morreriam e a palavra floresta perdia o significado se lhes faltasse o ar.
    Os conjuntos de pessoas - que, livremente, cada um à sua maneira, falam a mesma língua e transportam um sentido do "Outro" que Carlos Morais dos Santos, com felicidade, define como "o que há de Belo e luminoso nesse singular humanismo lusófono" - esses já existiam antes de ser baptizados como comunidades lusófonas.
    E, tal como as árvores precisam de ar para sobreviver, as comunidades precisam de comunicação para se consciencializar de si próprias.
    O recurso à mais moderna tecnologia para a estabelecer, à volta de toda a Terra, como um Abraço da Paz, é, por isso, um gesto precioso. E preciso.
    Dar os parabéns seria pouco e formal.
    Afirmo com lealdade e inteireza que me sentiria muitíssimo honrado se me fosse permitido colocar os meus modestos préstimos ao serviço desse gesto enorme.
    Como espectador da notável palestr "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa" proferida por Carlos Morais dos Santos no dia 12 de Julho sublinho a virtude da inter-disciplinaridade na análise de uma obra literária: O Autor aliou à qualidade de reconhecido estudioso das várias disciplinas esotéricas, a de profundo conhecedor da vida e obra de Fernando Pessoa, com que nos surpreendeu, o que lhe permitiu desenhar aquilo a que chamou uma "linha horizontal", indispensavel à compreensão de toda a poesia dos vários heterónimos.
    Trouxe elementos que permitem ultrapassar os limites das, sem dúvida valiosas mas nesse ponto limitadas, análises estrictamente literárias que têm vindo a ser publicadas.
    É por isso, necessário que a palestra venha a ser publicada.
    Pedro Daraiva

    ResponderExcluir