TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estrada Colonial do Planalto Central - Primórdios portugueses de Brasília


A imagem de cidade símbolo do modernismo - escreveu no passado dia 14, no "Hoje em Dia" o repórter Luís Cláudi Cicci - encobre um passado pouco visível e pouco conhecido do território onde está Brasília, história guardada em mapas e diários de viajantes, documentos que datam até do século XVII, da época do Brasil como parte do império português.

A mmenos de 20 quilómetros do Plano Piloto (centro de Brasília), resquícios de um traçado que atravessava o Brasil de ponta a ponta mostram que, apesar dos candangos (primeiros habitantes da cidade, vindos de todo o Brasil para trabalhar na obra de construção da capital federal)  serem mesmo os pioneiros na construção da capital federal, quase 400 anos antes bandeirantes e tropeiros eram os primeiros homens brancos a desbravar a vastidão do Planalto Central. (...)


A Estrada Colonial adotou lógica geográfica própria devido à ausência de rios caudalosoos no Planalto Central. O trajeto seguia pelo divisor de bacias hidrográficas, por isso eram raras as habitações à beira do percurso das comitivas. (...) Só dois anos depois de um tropeiro escrever o diário mais antigo que se conhece sobre a Estrada Colonial, veio, em 1736, o reconhecimento da Coro Portuguesa. A estrada recebeu então o nome de Real.

Sítio Novo, Rodeador, Contagem e Ponte Alta são designações geográficas ainda presentes nos mapas de hoje. "É uma sequência que confirma, que refaz o caminho da antiga estrada" - diz a Dra. Lenora Barbo, que o ano passado defendeu na Universidade de Brasília a tese "Preexistência de Brasília. Reconstruir o território para construir a memória."

Nenhum comentário:

Postar um comentário