TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 3 de março de 2010

A origem portuguesa da ópera brasileira


As primeiras tentativas de se criar uma ópera brasileira ocorreram ainda em Portugal, no século XVIII, com António José da Silva (1705-1739) mais conhecido como "o Judeu".

As suas peças musicadas de forma picaresca eram compostas por modinhas brasileiras entremeadas por árias italianas e também trechos originais. Toda essa mistura dava um ar cómico algo semelhante ao que fizeram Gay e Pepusch em "The Beggar's Opera. Entretanto, não podiam ainda ser consideradas propriamente óperas, aproximando-se mais das zarzuelas espanholas, comédias intercaladas com cantos.

Foi no século XIX que nasceu a primeira peça brasileira com traços verdadeiramente operísticos: uma composição do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767- 1830)  "Le Due Gemelle", que foi composta por ordem de Dom João VI, para ser cantada no Real Teatro São João, do Rio de Janeiro.

Um comentário: