TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Países da CPLP debatem em Brasília o futuro da Língua Portuguesa

Brasília, Palácio do Itamaraty

Começa hoje no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

Estarão representados os oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O objectivo é examinar as oportunidades e definir os instrumentos que valorizem cada vez mais o nosso idioma.

Além dos oito países da língua portuguesa, foram convidados o Senegal, a Guiné Equatorial e as Ilhas Maurícias, na qualidade de Estados observadores associados.

Cimeira da CPLP em Lisboa - 2008
A sessão inaugural da Conferência está marcada para amanhã (26), às 9h, no auditório do Palácio. O evento prossegue até quarta-feira da próxima semana (31) com reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) divididas em duas etapas.
A primeira, de hoje até sábado, constituirá ocasião para debate, intercâmbio de ideias e troca de experiências entre representantes da sociedade civil dos Estados membros da CPLP, com a participação de delegações governamentais dos países da Comunidade.
Já a segunda etapa da conferência, dias 29 e 30 , consistirá de reuniões das delegações governamentais dos países da CPLP. Os Estados membros discutirão propostas passíveis de integrar um programa de acções da Comunidade para cumpriros objectivos traçados pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP na “Declaração sobre a Língua Portuguesa” (VII Cimeira, Lisboa, 25 de Julho de 2008).
Luanda, capital de Angola, onde reunirá a Cimeira da CPLP - 2010

Para o último dia, 31 de Março, está marcada uma Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, durante a qual serão debatidas estratégias e acções para a projecção da língua portuguesa, com vista à formulação de recomendações à próxima Cimeira da Comunidade, marcada para a capital angolana, Luanda, em 2010, onde os resultados dos trabalhos em Brasília serão analisados pelos Chefes de Estado e do Governoda CPLP.

A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no sistema Mundial e a Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP serão co-presididas pelo Brasil, como país-sede, e por Portugal, como actual presidente da Comunidade.

Paralelamente à Conferência Internacional, será organizada uma Semana Cultural da Língua Portuguesa, cuja programação inclui uma exposição intitulada “Língua Viagem – em português todos se encontram”, mostra de cinema, apresentações musicais e encontros de escritores, com participação de todos os Estados membros da CPLP.

A exposição sobre a língua portuguesa estará patente ao público no Palácio Itamaraty e os demais eventos irão decorrer no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Língua Portuguesa à procura de maior projeção internacional 


A Língua Portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, a grande maioria – quase 200 milhões – no Brasil. Até 2050, prevê-se que esse número chegue a 335 milhões.

Na lista das línguas com maior número de falantes, o português oscila entre o quinto e o sétimo lugar, dependendo da classificação. Se o critério for apenas o da língua materna, o português aparece em sétimo, mas se também for analisado como segunda língua, sobe para o quinto lugar.
Mesmo tendo essa posição entre os idiomas falados em todo o mundo, o português ainda não tem a projecção que merece no plano internacional. Um descompasso que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pretende debater durante a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.
Língua oficial em quatro continentes
A futura difusão da língua portuguesa é justamente o foco da conferência de Brasília, que pretende definir uma estratégia conjunta para a internacionalização do idioma. Isso implica, entre outras coisas, a consolidação do português nos organismos internacionais, sua presença na internet e o ensino da língua tanto para nativos como para estrangeiros.

Falado em quatro continentes, o português é a língua oficial de oito países: Angola (12,7 milhões de habitantes), Brasil (198,7 milhões), Cabo Verde (429 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (21,2 milhões), Portugal (10,7 milhões), São Tomé e Príncipe (212 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões).

Maria  Bethânia, hoje, na Conferência sobre Língua Portuguesa 
  
A cantora brasileira Maria Bethâniaabre hoje simbolicamente, às 20 horas, no Palácio do Itamaraty, a primeira Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

Ela lerá alguns textos e interpretará poemas e canções de escritores e compositores de países de língua portuguesa.

Estarão reunidos, além dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), jornalistas, professores, poetas, escritores e delegações governamentais.

O objectivo é debater o futuro do idioma: os desafios e os meios para valorizar a língua e projectá-la no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário