TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 1 de março de 2010

São Luís do Maranhão - importante centro histórico de marca portuguesa - será sede de grandes eventos maçónicos em 2010

São Luís do Maranhão - fundada perlos franceses, mas com alma portuguesa
 São Luís do Maranhão,, Património Histórico da Humanidade, vai sediar, de 25 a 27 de Março, um conjunto de grande eventos maçónicos, sendo aguardada a presença de representantes de todo o Brasil e de uma séria de de outros países.

O nome de São Luís do Maranhão é uma homenagem ao então Rei da França, Luís XIII. São Luís foi fundada em 8 de Setembro de 1612 pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, com o objectivo de estabelecer a França Equinocial.

Nascida no mar, caracterizada como porto fluvial e marítimo, à semelhança de outras cidades brasileiras da época colonial, a capital do Maranhão desempenhou importante papel na produção económica do Brasil Colónia durante os séculos XVII e XIX, tendo sido considerada o quarto centro exportador de algodão e arroz, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Conquistada e incorporada do domínio português, a cidade passaria, ainda no decorrer do século XVII, ao domínio holandês.

Assim como aconteceu com os franceses, também os holandeses foram expulsos. É quando se inicia, de fato, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu ou Ilha Grande, segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís.

É desta época o conjunto urbanístico que compõe o Centro Histórico da capital maranhense que se se constitui com um dos mais representativos e ricos exemplares do traçado urbano e da tipologia arquitectónica produzidos pela colonização portuguesa.

Construções em alvenaria de pedra e argamassa com óleo de peixe, serralheria e cantarias de lioz e madeira de lei. Os mais representativos exemplares da arquitectura de São Luís são os sobrados de fachadas revestidas com azulejos portugueses.

Pode também notar-se no centro da cidade as influências do chamado "estilo Pombalino", introduzido em Lisboa pelo Marquês de Pombal, Primeiro Ministro no reinado de D.José I, na reconstrução de Lisboa, após o terramoto de 1755. Estas influências no centro histório de São Luís do Maranhão, devem-se ao fato de um irmão do Marquês de Pombal ter sido Governador de São Luis do Maranhão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário