TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O TRIUNFO DA INSENSATEZ CONTRA A VIDA, PELA ANTI-ECONOMIA DO TERROR














A propósito das grandes calamidades causadas pelas chuvas intensas e consequentes enxurradas que estão a provocar uma enorme tragédia por todo o Brasil, e que só na região serrana do Rio de Janeiro já contabilizou mais de 700 mortos, número que se espera continue a aumentar - somando, ainda, muitos pessoas que continuarão soterrados, tecnicamente consideradas como "desaparecidos - queremos deixar aqui a nossa reflexão seguinte:

Há muito que se sabe que estas calamidades causadas pelos grandes e constantes desequilíbrio climatéricos, são devidos aos erros cometidos pela atividade humana, e estão a acontecer cada vez com mais frequência, grandeza e intensidade, em muitas outras regiões do mundo, com consequências imprevisíveis de ano para ano.

Todos sabemos que estas tragédias atinjem não só os seres humanos e o seu património construído, mas também todos os seres viventes, animais e vegetais, a sua biodiversidade, rompendo os equilíbrios dos ecosistemas naturais e alterando até a topologia e a morfologia  das vastas áreas atingidas, com graves consequências para a vida do próprio planeta, que continua a sofrer da incomensurável destruição que a insensatez humana vem produzindo, por interesse egoista criminosamente consciente ou, por ignorância ou descaso inconsciente.

Ao nível dos maiores responsáveis pelos interesses públicos,  continua a adiar-se a mudança radical de paradigmas de interesse económico e financeiro e a não se tomarem as medidas que ainda possam corrigir alguns erros acumulados e a reverter as situações que respeitem as "Leis da Natureza".  As prioridades continuam a ser dadas à   ganância e à corrupção de princípios e valores, mesmo aos mais altos níveis da governação das nações e sabendo-se, conscientemente, que se está a atentar contra toda a vida do planeta e de toda a biodiversidade que nele vive, comprometendo-se mesmo o futuro já próximo.

Os interesses privados de curto prazo de ordem "economicista" e financeira, continuam a sobrepor-se aos interesses públicos a favor da continuação da vida e da sustentabilidade do planeta - de que somos hóspedes temporários com a obrigação de o deixar melhor e mais saudável aos nossos filhos e sucessores.

As "Corporações do Mal", e os seus servidores, contiuam a explorar e a destruir estupidamente tudo, mesmo perante as evidências e as denúncias que os cientistas e a opinião pública da cidadania mundial vão apresentando e mostrando de que o grau de devastação já compromete a vida no planeta a curto prazo - ou seja, já vai atingir muitos filhos e netos das gerações actuais - mostrando que a dimensão da ganância  estúpida já ultrapassa e contradiz a própria noção de que o homem é um Ser racional, pois continua a insistir em omissões irresponsáveis e criminosas e a levar por diante intervenções contra si próprio, com objetivos de lucros fáceis e rápidos.

Na maioria dos casos, as omissões ou decisões que originam tantos problemas,  têm custos bem mais elevados e "lucros" menores, do que os custos de soluções que corrigiriam os erros cometidos, ou que, desde logo, respeitariam os equilíbrios dos nossos eco-sistemas naturais e ofereceriam mais vantagens imediatas e futuras. Ignora-se que a "Eco-economia ou Economia Verde", apresenta já, em muitos casos, soluções de custos mais baixos e resultados mais compensadores do que as "receitas" míopes tradicionais, ou as que vislumbram mais facilmente a satisfação da ganância imoral. Desconhece-se o incomensurável valor e dimensão do mercado dessa "Nova Economia Sustentável" cujo potencial e inadiável desenvolvimento é bem mais promissor e compensador do que as "soluções sujas" habituais.

E os erros continuam a cometer-se e vão acumulando-se as ameaças, as tragédias, que semeiam a morte e a destruição, apesar de as ciências e as tecnologias para se corrigirem erros passados e acumulados e se inverterem os paradigmas que criam os problemas, já existirem para se encontrarem as soluções que abram franco caminho para essa Nova Economia.

MAS PARECE QUE OS MAIS ALTOS RESPONSÁVEIS DA VIDA PÚBLICA, DA GOVERNAÇÃO E DA ECONOMIA, ISTO É, POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS, CONTINUAM A DEMONSTRAR A IGNORÂNCIA, A INSENSATEZ E A GANÂNCIA DE PREFERIREM OS LUCROS EFÉMEROS DOS PROBLEMAS, DO QUE AS VANTAGENS DURADOIRAS E SUSTENTÁVEIS DAS INTELIGENTES SOLUÇÕES. 

É O TRIUNFO DA INSENSATEZ CONTRA A VIDA, PELA ANTI-ECONOMIA DO TERROR !

Carlos Morais dos Santos

Um comentário:

  1. De: Silvino Potêncio,

    Águas demais, energias de menos!
    O capitalismo trava neste momento uma batalha sem precedentes junto aos órgãos ambientais causando a RENÚNCIA de Cargos Importantes, INCLUSIVÉ NO PRIMEIRO ESCALÃO COMO FOI O CASO DA EX MINISTRA MARINA SILVA, os quais estão resistindo à pressão da construção da Usina Belo Monte.
    Por norma não comentamos politicas deste protentoso País com riquezas incomensuráveis mas... que um dia se acabam!... Isto porque "não tem MAL que sempre dure, nem BEM que nunca se acabe"!
    Cabe aos homens dar uma ajuda à natureza e preservar esta terra dos meus filhos, dos filhos dos meus filhos, dos filhos dos filhos dos meus filhos,... "ad aeternun"!...

    ResponderExcluir