TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Igreja mais antiga do Brasil

Igreja Nossa Senhora do Monte, em Olinda

Por Leonardo Dantas Silva

"Ao se indagar sobre a antiguidade das igrejas em Pernambuco, logo vem à menção o templo dos Santos Cosme e Damião de Igarassu, assim consagrado pela tradição que vem do frei Rafael de Jesus quando da publicação do seu livro O Castrioto Lusitano (1675).

A afirmativa do cronista, no entanto, vai contra o texto da Carta Foral da Vila de Olinda, assinada pelo Donatário Duarte Coelho em 12 de março de 1537; isto é, dois anos após o seu desembarque no Sítio dos Marcos, às margens do Canal de Santa Cruz, vindo de Lisboa com um grande número de famílias do Norte de Portugal.

Ao outorgar a carta Foral da Vila de Olinda, o primeiro donatário, Duarte Coelho Pereira, reservou para os habitantes da nova povoação as terras do outeiro do monte, com exceção das cem braças situadas ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Monte, que já existia naquele local: "O monte de Nossa Senhora do Monte águas vertentes para toda a parte, tudo será para serviço da vila e povo dela, tirando aquilo que se achar ser da casa de Nossa Senhora do Monte que é cem braças da casa ao redor de toda a parte, e assim o valinho que é da banda do norte rodeia o dito Monte pelo pé até o caminho que vai da vila para Val de Fontes para o curral velho das vacas, e isto é da dita casa de Nossa Senhora do Monte."

Assegura José Antônio Gonsalves de Mello ser "esta a única referência à igreja constante do Foral e a simples menção da sua existência faz dela a mais antiga de Pernambuco, com certidão de nascimento por documento contemporâneo. Essa primazia tem sido atribuída até agora a uma Igreja de Igarassu, atual matriz dos Santos Cosme e Damião".

Confirma o mesmo autor que "a indicação do ano da chegada de Duarte Coelho [1535] como sendo o mesmo da construção da Igreja de Igarassu é do frei Rafael de Jesus, que escreveu em 1675 [com base nos originais de Diogo Lopes Santiago] e não abona a sua afirmativa. Ao contrário, a igreja olindense - a casa de Nossa Senhora do Monte - tem em seu favor um documento de autenticidade estabelecida e de data conhecida, campeando ela há quase quatro séculos e meio no alto de um dos morros da cidade".

Um segundo documento, também do século XVI, vem comprovar a antiguidade daquele templo. Trata-se de certidão passada pela então viúva do primeiro donatário, Dona Brites de Albuquerque, que, em 16 de fevereiro de 1582, reitera a doação daquelas terras, a pedido do ermitão João Martins, que, ao entrar na posse da Igreja do Monte, "não achou até agora carta nem data que fosse para a dita casa de Nossa Senhora".

Assim, dentre as igrejas de Pernambuco, é a de Nossa Senhora do Monte de Olinda a que possui a mais antiga documentação de sua existência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário