TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 25 de abril de 2010

Poema GAIVOTA DE ABRIL por Carlos Morais dos Santos

A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS



Revolução dos Cravos é o nome dado à revolução que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da, Constituição Portuguesa em Abril de 1976.
O Cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de 25 de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos, liderados pelos jovens capitães. Entretanto, uma florista, que levava cravos para um hotel, terá dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda. Outros o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas.
É consensual ter trazido essa Revolução do “25 de Abril”, conduzida por esses jovens ficiais, a Liberdade ao povo português, oprimido durante décadas. Por isso, se denomina “Dia da Liberdade” o feriado  nacional instituído em Portugal para comemorar todos os anos a revolução iniciada no dia 25 de Abril de 1974.

Quase todos reconhecem que, de algumas formas, “o 25 de Abril” representou um grande salto no desenvolvimento politico-social e na modernização do país. Mas as pessoas mais idealistas, à esquerda do espectro político, tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu,

Não obstante Portugal ser hoje um país bastante moderno e com infra-estruras e  áreas de  actividade muito avançadas (estradas, saúde, educação, comunicações, investigação científica e tecnológica,  internacionalização da economia), mas tendo em conta que ainda subsiste um grande desnível entre os indicadores económicos e sociais de Portugal e os dos países mais desenvolvidos da Comunidade Europeia, Portugal continua, como antes, nos tempos da ditadura, no fim da escala europeia.

O facto de haver ainda cerca de 20% da população em situação de pobreza e, agora, em consequência da crise mundial, mais de 10% de desempregados, com baixos apoios da Segurança Social, serve de base aos que muito esperavam da reconquista da democracia pela Revolução de Abril de 1974 e da posterior integração de Portugal na Comunidade Europeia, para reclamarem que o espírito e os ideais de Abril -"Cravos da Esperança" - não chegou com equidade a todos os portugueses, em especial aos das camadas pobres da população e aos trabalhadores que ainda auferem salários, em geral, muito abaixo das médias europeias, para funções correspondentes, enquanto gestores de topo de grandes empresas e instituições públicas ou participadas pelo estado, colocados aí como comissários políticos dos partidos que dominam o poder, e em muitos casos sem curriculos profissionais justificativos, auferem escandalosas remunerações de milhões de Euros anuais, muito acima das médias internacionais.

Os poetas, os músicos, os artistas plásticos, os escritores, muitos intelectuais, cientistas,  professores, sindicalistas e sindicatos e o povo trabalhador, têm sido aqueles que, usando as suas artes e os seus meios, têm constituído o clamor de descontentamento que reclama mais justiça social, melhor e mais justa distribuição de riqueza, denunciando as indiferenças e incompetências, os descasos, a ganância de privilegiados e a corrupção, em grande parte, responsáveis pelos gritantes desníveis sociais, que ainda subsistem num país com  grande percentagem de salários mínimos que são cerca de metade da média dos países da Comunidade Europeia, de onde Portugal tem recebido volumosos recursos financeiros para promover a coesão social e se nivelar pela média Europeia.

Por isso eu clamo, grito, lamento, luto e reclamo em meus poemas, textos, palestras e intervenções cívicas, para ter de volta os “Cravos da Esperança da Revolução de Abril”, que resgatem os meus concidadãos esquecidos da justiça social, para que, um dia, o meu “Sossego Intranquilo” cante poemas de exaltação plena de Portugal, e as gaivotas do meu Tejo, sejam as boas mensageiras dos Cravos Resgatados para enfeitarem um Abril Renovado.
    

GAIVOTA DE ABRIL
À Luz do sol da manhã,
Ave do Tejo me saudaste
Em sois de fogo vermelho
pássaro aberto, tu vibraste

Num dia de sol amarelo,
Gaivota livre, tu sonhaste

Prisioneira d`armadilhas, sofrida,
De asas quebradas, tu choraste

Em voos de esperança perdida
Fénix branco, de novo voaste
E num olímpico voo de coragem,
Corpo arfando, os mares cruzaste

E no espelho do Tejo a tua imagem  
em alvorada de Abril, reencontraste
um cravo vermelho na tua plumagem,
E em tarde de novo sol, te enfeitaste !

Asas abertas, rasgando o norte,
Foi tua viagem um voo brilhante !
Meu pássaro belo, generoso e forte,
Foste uma gaivota de voo triunfante !

Oh Gaivota do Tejo, alada e branca Liberdade
que visitas minhas janelas à beira do rio amante
Ouço teus ais gritando com o Tejo a triste saudade
      Do Abril dos Cravos naufragados num mar distante

 















UMA GAIVOTA, VOAVA, VOAVA…









Texto, Poema e Fotos
Carlos Morais dos Santos
Cônsul (Lisboa) M.I.Poetas Del Mundo

Um comentário:

  1. Olá, li os blogs todos dos links de tia Lula (Lúcia Helena).
    Seu blog, dr. Carlos, é muito cheio de beleza e cultura. O mesmo enfatizo da minha tia amada.

    Abraços por este 25 de abril. O poema de minha tia e os seus merecem aplausos e todas as emoções.

    Voilá mon coeur et mon amour por ma tante et ma simpatie por vous, Dr. Carlos.

    Sandra

    Marseille / FVrança

    ResponderExcluir