TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 17 de abril de 2010

Forte Coimbra – Corumbá – Mato Grosso do Sul - Brasil

 




Forte Coimbra - Património Histórico da Humanidade 

Forte Coimbra é o nome dado a uma pequena região nas margens do Rio Paraguai, pertencente ao município de Corumbá, no Estado do Mato Grosso do Sul, quase na fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai, onde se encontra o forte de mesmo nome e um pequeno vilarejo constituído por militares pertencentes à 3° Companhia de Fronteira do Exército Brasileiro, seus familiares e civis. 

Construído no final do século XVIII, o Forte Coimbra constituiu-se como um dos mais importantes pontos de defesa do território e importante ponto de expansão na época do império. As origens do Forte Coimbra remontam às disputas territoriais entre Portugueses e Espanhóis pelo domínio das terras divididas pelo antigo Tratado de Tordesilhas. Tal acordo, celebrado no período anterior à descoberta do Brasil, deixava Portugal em desvantagem em relação a Espanha na divisão das terras do Novo Mundo. 

1775- Fundação do Presídio Coimbra (as fortificações naquela época eram denominadas presídios) pelo Capitão Mathias Ribeiro da Costa, por ordem do Governador da Província do Mato Grosso, Dom Luis Albuquerque Pereira de Melo e Cáceres. O Capitão Mathias foi designado comandante da expedição que seria responsável pela construção da fortificação a ser erguida nas margens do Rio Paraguai, para manter a posse daquelas terras sob governo de Portugal. 

1789- Contribuição dos índios Guaicurus e Paiaguás. As tribos que viviam na região do actual Mato Grosso do Sul, mais precisamente na fronteira oeste desse Estado, por terem conhecimento das características da área, contribuíram de maneira decisiva para a manutenção do território da fronteira Oeste do Brasil. 

1797- Após o Capitão Mathias ter sido destituído do cargo, o Governador da Província designou o então Tenente Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, que veio com a missão de construir uma fortificação de argamassa em substituição da antiga paliçada (fortificação de madeira) ali erguida. 1801- Neste ano, o 

Forte Coimbra teve seu baptismo de fogo, quando foi atacado por tropas espanholas. 
O ataque, liderado por Dom Lazaro de Ribeira, constituiu a primeira grande batalha enfrentada pelo forte, sendo o primeiro teste de fogo a que foi submetido. Mesmo contando com um efectivo de pessoal, armamento e munição bem inferiores aos espanhóis, a guarnição ali presente comandada pelo Tenente Coronel Ricardo Franco defendeu a fortificação bravamente, repelindo o ataque espanhol. 

1864- A segunda grande batalha ocorrida no Forte Coimbra foi o ataque paraguaio, durante o conflito entre o Brasil e o Paraguai, a chamada Guerra da Tríplice Aliança. O Coronel Hermenegildo Portocarrero, que se encontrava no Forte, assumiu o comando das forças ali estacionadas e organizou a defensiva da tropa. 

1950- A guarnição que ocupava o quartel foi denominada 1ª Bateria do 6º Grupo de Artilharia de Costa e Forte Coimbra. 

1978- O Forte Coimbra é reconhecido Património Histórico da Humanidade. 

1992- A unidade de Artilharia que ocupava o aquartelamento foi substituída por uma unidade de Infantaria e dessa forma recebeu a denominação de 3ªCompanhia do 17º Batalhão Caçadores e Forte Coimbra. 

1996- Neste ano, a companhia recebeu a sua actual denominação, 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra, e em 2002 recebeu a denominação histórica de Companhia Portocarrero. Fonte: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário