TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

2º. dia do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa - Natal-RN, Brasil

Do nosso Diretor-Editor, correspondente em Natal, o escritor Rubens Barros de Azevedo, continuamos a receber notícias da continuação dos trabalhos do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, a decorrer naquela cidade, pelo 2º dia, e que continua a registar um êxito assinalável, fazendo da bela cidade, capital do Estado do Rio Grande do Norte - Nordeste Brasileiro, a Capital Cultural da Literatura de Língua Portuguesa e um de exaltação dos escritores e suas obras dos oito países da lusofonia: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé, Timor.













Fotos de Carlos M. Santos


Segundo dia (29.04.2010) do EELP abordou o cosmopolitismo e as expressões populares   

O Escritor João Ubaldo Ribeiro foi o conferencista do segundo dia do EELP, quinta-feira.
Após a discussão acerca da literatura lusófona como elo entre continentes e culturas e os desdobramentos e consequências do novo acordo ortográfico, travadas ontem no Teatro Alberto Maranhão, o 1º Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa de Natal (EELP) touxe à tona na tarde da quinta-feira (29) a temática do cosmopolitismo e das expressões populares sob a ótica dos novos tempos de globalização.  

No segundo dia o evento começou às 15h com a palavra do multifacetado escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. A mesa de debates moderada pelo professor da UnP e mestre em literatura comparada, Laurence Bittencourt, contou ainda com a escritora natural de São Tomé e Príncipe, Inocência Mata e os potiguares Tarcísio Gurgel e Lívio Oliveira. A noite foi encerrada com apresentação da compositora e intérprete Valéria Oliveira e o show “No Ar”.















Escritores homenageados no EELP

A Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) homenageou quatro escritores durante o I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) que acontece no Teatro Alberto Maranhão. Os homenageados foram Luís da Câmara Cascudo, Luís Romano, Clevane Pessoa e Pedro Bandeira.

















As placas de homenagem foram entregues aos familiares de Câmara Cascudo e Luís Romano e pessoalmente a Clevane Pessoa e Pedro Bandeira.





















Luís da Câmara Cascudo - Ícone da cultura potiguar e um dos maiores intelectuais brasileiros, nasceu em Natal em dezembro de 1898 e morreu em 1986. É um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil e autor do Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado em 1954 - a primeira reunião sistemática e crítica do acervo folclórico brasileiro. Começa a trabalhar no jornal do pai, A Imprensa, em Natal. Em 1928 forma-se pela Faculdade de Direito do Recife e, no mesmo ano, conclui o curso de etnografia na Faculdade de Filosofia do Rio Grande do Norte. Dedica-se a escrever a história da cidade de Natal e a estudos nas áreas de folclore, etnografia, crítica literária e história. Realizou viagens e pesquisas em países africanos para compor seus estudos a respeito das raízes da historiografia brasileira. Ainda hoje é fonte de pesquisa para estudiosos do folclore espalhados pelo mundo.

Luís Romano de Madeira Melo é escritor cabo-verdiano radicado no Brasil desde os anos sessenta, quando chegou ao Brasil exilado por combater a independência de seu país. O escritor faleceu no último mês de janeiro aqui em Natal, aos 87 anos. Na capital potiguar, manteve contato com Luís da Câmara Cascudo e trocou conhecimentos com o folclorista a respeito das tradições de Cabo Verde. O autor do romance novelístico “Famintos. Romance de um povo” – seu livro mais conhecido – deixou uma vasta obra literária. Foi poeta, novelista e folclorista com trabalhos escritos em língua portuguesa e em crioulo cabo-verdiano, idioma que preferia designar por “língua cabo-verdiana”.















A escritora Clevane Pessoa de Araújo Lopes nasceu em 1947. É potiguar de São José de Mipibu e mora em Minas Gerais desde a infância. Escreveu seu primeiro poema aos nove anos. Esta poeta nordestina, Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, se transformaria mais tarde na embaixadora universal da paz.
Sempre ligada à causa da mulher e das minorias, participou de inúmeras iniciativas em prol das discussões políticas e educacionais voltadas ao assunto em diversos fóruns promovidos pelo mundo. Clevane foi também redatora, editora e colunista em diversos veículos da mídia impressa. Mantém hoje doze blogs de divulgação cultural pela Internet. Entre seus nove livros publicados, o último, O Sono das Fadas, foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2009.

















Pedro Bandeira Pereira de Caldas, nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas. Aos 6 anos de idade já fazia versos, influenciado pelo avô, o famoso cantador nordestino Manuel Galdino Bandeira. Aos 19 tornou-se cantador profissional, apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem, uma vez que sempre dominou os improvisos, nas várias modalidades da poesia popular: mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão, gemedeira ou o que a poesia popular mandar. Pedro Bandeira, além de ser Poeta e Repentista, é licenciado em Letras, bacharel em Direito, e fez parte do Poder Legislativo, como Vereador da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no Ceará

Lei de incentivo à leitura foi sancionada durante EELP

Frankie Marcone














A Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assina nova legislação.
O segundo dia do I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP) teve como destaques, na tarde da quinta-feira (29), a sanção da lei que dispõe sobre a criação da política municipal de promoção da leitura literária nas escolas municipais, além da palestra “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), João Ubaldo Ribeiro.
A nova lei incentiva os estudantes de Natal a criarem o hábito da leitura. “E dessa forma conquistarem seus direitos como cidadãos”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa. O vereador Ney Lopes Júnior, autor da legislação, explicou que a norma também determina a criação de bibliotecas ou salas de leitura, de acordo com a quantidade de alunos por escolas. “E também cria o fundo de incentivo à leitura literária”, disse o vereador.
A legislação estimula o poder público a assegurar a formação do leitor em todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do ensino público de Natal, fazendo com que crianças e jovens desenvolvam o prazer de ler textos literários, favorecendo o acesso ao conhecimento.

João Ubaldo














Em sua palestra o escritor João Ubaldo Ribeiro fez uma abordagem com destaque para defesa da língua portuguesa própria de cada país, destacando os diferentes aspectos da “língua portuguesa brasileira”, “moçambicana”, “angolana” e de todos os demais países que têm o português como “língua mãe”.

“O que quero dizer com isso é que cada povo tem uma identidade que lhe é peculiar, principalmente através da língua, ou seja, mesmo os países considerados de língua portuguesa têm uma característica específica no seu universo linguístico. Por isso, devemos amar a nossa língua, que é nossa maior expressão, a despeito do que nos quer incutir o colonialismo, principalmente americano, com seus estrangeirismos embutidos através do cinema, da informática e de tantas outras vertentes”, destacou João Ubaldo Ribeiro.

O encontro continua nesta sexta-feira (30), com o debate “Os desafios das novas tecnologias na literatura”, com o escritor angolano José Eduardo Agualusa.


Fonte: Portal da Prefeitura de Natal















Escritores Sónia Campos,
Jania Souza (SPVA-RN, MI. PdM),
Zelma Furtado Presidente da A.F.L./RN,
Eduardo Gosson, Presidente da UBE-RN
Lúcia Helena (AFL-RN, IHG-RN,UBE-RN, MI.PdM))














Escritor Ruben Barros de Azevedo (SBED, C.& A.L.)
Poeta e Artista plástico Pedro Grilo (SPVA, MI.PdM)
Poeta Silvino Potêncio 

















Escritora-poetisa Lúcia Helena Pereira
Atôr-autor-coreógrafo Dimas Carlos

















Escritor, esaísta, Professor Catedrático de Coimbra
(Literatura portuguesa) Dr. Carlos Reis e 
sua linda esposa Valéria Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário